Comércio local e pertencimento
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quinta-Feira26 de Dezembro de 2024

Editorial

Comércio local e pertencimento

Comércio local e pertencimento
O consumo local precisa ser incentivado. (Foto: Jô Folha)

Embora a facilidade da compra online seja atraente, é necessário lembrar-se da importância de fazer uso do comércio local. Fora o benefício óbvio de ter acesso físico e visual ao produto, há um fator fundamental para ser levado em consideração: vivemos em uma região em que o comércio é um dos motores da economia. O incentivo precisa vir dos próprios cidadãos. O consumo local é o que move Pelotas, principalmente, com serviços e comércio sendo os principais empregadores ao lado da indústria.

Manter a economia girando é um dos pontos que fará Pelotas evoluir como cidade. A entrevista otimista do presidente da Associação Comercial de Pelotas (ACP), Fabrício Cagol, na página 6 da edição deste fim de semana do Jornal, reforça o sentimento de que a cidade encontra caminhos para superar alguns problemas históricos. O que precisa mudar também é a autopercepção. O pelotense é quem precisa valorizar sua cidade e ver suas potencialidades em primeiro lugar. Antes de qualquer coisa.

Também otimista é o presidente do Sindilojas, Renzo Antonioli, ao projetar as vendas de Natal. Há esperança de que o cidadão vá às lojas, seja no Shopping, Centro ou nos bairros, pela facilidade, mas também pelas vantagens de consumir produtos internos. Ou seja, há uma nova onda de comportamento vindo com as pessoas fazendo uso da própria cidade para adquirir produtos. Embora o e-commerce tenha vindo para ficar, não há que fazer terra arrasada. Dá para se adaptar e, principalmente, conviver, através das vendas personalizadas e da valorização do atendimento olho no olho, qualificado.

Reforçar o pertencimento e a personalização dos atendimentos é um dos principais caminhos para o nosso comércio, mas que passa também por incentivos externos. O mais gritante deles é a revitalização do Centro Histórico, principal coração comercial de Pelotas. Com infraestrutura e implementação de um modelo de atração do público através do lazer e do entretenimento, esse modelo vai funcionar ainda melhor e será sucesso junto aos nossos próprios cidadãos e para atrair turistas.

Acompanhe
nossas
redes sociais