Plantio da soja alcança 80% da área projetada no Estado
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quinta-Feira26 de Dezembro de 2024

Agronegócio

Plantio da soja alcança 80% da área projetada no Estado

Condições climáticas e boa umidade do solo estão contribuindo para o avanço

Por

Plantio da soja alcança 80% da área projetada no Estado
Lavouras em desenvolvimento vegetativo têm mostrado sinais de recuperação (Foto: Cláudio Carvalho dos Santos)

Conforme o Informativo Conjuntural da Emater-RS, as condições climáticas do último período contribuíram para o avanço do plantio de soja no Estado. 80% da projeção estimada para a safra já foi alcançada devido às condições propícias para a operação, como a adequada umidade do solo, fator anteriormente limitante.

A ocorrência de chuvas em 1º de dezembro, em volumes e abrangência territorial maiores, favoreceu a germinação e a emergência, mesmo de plantios realizados em solo “seco” ou de menor umidade. As lavouras em desenvolvimento vegetativo têm mostrado sinais de recuperação, emitindo folhas mais expandidas, especialmente nas localidades onde a umidade do solo foi restabelecida com as chuvas de 19 e 20 de novembro.

Na região administrativa da Emater de Pelotas, pela segunda semana seguida, a semeadura avançou intensamente, alcançando 65% da área a ser estabelecida. A emergência das plantas está adequada, refletindo no estande das lavouras. Na região de Bagé, as chuvas recentes permitiram a retomada do plantio, que estava paralisado em vários municípios devido à insuficiência de umidade no solo.

Na região da Campanha, o avanço do plantio foi discreto, dado o prolongado período de baixa umidade no solo e a previsão de chuvas intensas, que gerou receio de replantios. Na região de Caxias do Sul, a semeadura está próxima da conclusão, restando áreas nos Campos de Cima da Serra, ainda ocupadas por cultivos de trigo.

Na de Santa Maria, o plantio atingiu 70%, igualando a proporção semeada no mesmo período do ano anterior. Na de Santa Rosa, o plantio avançou significativamente, de 58% para 75% da área projetada. De maneira geral, as lavouras apresentaram população de plantas e desenvolvimento vegetativo adequados.

A área de cultivo projetada pela Emater/RS-Ascar está estimada em quase sete milhões de hectares, e a produtividade média em 3.179 quilo por hectare. O valor médio da saca de 60 quilos, de acordo com o levantamento semanal de preços da Emater no Estado, aumentou 1,44%, quando comparado à semana anterior, passando de R$ 127,50 para R$ 129,33.

Acompanhe
nossas
redes sociais