Com objetivo de conquistar uma vaga no Mundial de Tóquio em 2025, os atletas Ignacio Silva, Patrick Campello e Bianca Borba representarão Pelotas no Campeonato Sul-Americano de Karatê Kyokushin, que será disputado nestes sábado (7) e domingo, em Brasília. A competição é vinculada a Organização Internacional do Karatê (IKO).
Para garantir a vaga no Mundial, o trio pelotense precisará terminar o Sul-Americano entre os dois primeiros em suas respectivas categorias.
Ignacio Silva é uruguaio, mas mora em Pelotas há nove anos. Aos 36 anos, ele é faixa preta 2º dan e luta na categoria pesado. Ignacio disputou duas vezes o Mundial, a primeira pelo Uruguai e a última foi representando o Brasil.
Enquanto Patrick Campello tem 24 anos e disputará pela primeira vez uma competição seletiva para o Mundial. Faixa preta 1º dan, o karateca lutará na categoria super pesado.
Já Bianca Borba tem 29 anos e um currículo de sucesso no esporte. Ela é quatro vezes campeã brasileira, campeã sul-americana e representou o Brasil em três mundiais. Bianca é faixa preta 3º dan e lutará na categoria leve.
A karateca pelotense destaca que o trio está bem confiante em conseguir as vagas pela longa preparação focando apenas na disputa do Sul-Americano.
“Como tivemos boas colocações no último Campeonato Brasileiro, as chances de classificação dos três são bem altas. Estamos nos preparando há dez meses pensando nesta competição”, diz Bianca.
A competição terá transmissão ao vivo. O link será disponibilizado no site sulamericanobrasilia.com. O trio representa a Escola Kyokushin Pelotas.
Shido-Kan no Brasileiro
Também em Brasília está acontecendo desde a quarta-feira o Campeonato Brasileiro de Karatê. O atleta Fernando Marques competirá na etapa final, sábado. O pelotense é o único gaúcho com classificação na divisão especial, obtida através do título em Manaus, em junho.