A origem alemã de São Lourenço do Sul tem sido tema de pesquisas e publicações produzidas pelo médico aposentado Edilberto Luiz Hammes,82. O quinto livro do autor, Dicionário de Sobrenomes de Origem Alemã de São Lourenço do Sul e das Colônias Adjacentes (segunda edição) é um exemplo desse trabalho. A obra será lançada sábado (7), com sessão de autógrafos ocorrerá, às 14h, no Salão Paroquial da Igreja Matriz de São Lourenço do Sul.
O livro com 1.343 páginas leva ao leitor 1,3 mil sobrenomes de famílias dos que escolheram a colônia de São Lourenço para morar e morrer. O projeto de investigação tomou 11 anos de dedicação, os primeiros quatro resultaram na primeira edição, com 912 páginas, lançada em 2017. Porém está esgotada, o que motivou Hammes a voltar ao tema e ampliar a proposta, que levou mais sete anos até terminar a segunda edição.
A publicação será vendida amanhã a R$150,00 durante o evento e pelo site da Loja Rebojo (www.userebojo.com/dicionario). Posteriormente, poderá ser adquirida pelo mesmo endereço por R$219,00.
Árvore genealógica
Se fazer a árvore genealógica de uma família é tarefa complicada, imagine desenvolver ramos genealógicos de cerca de 1,3 mil famílias, desafia o autor. Para auxiliar nesta pesquisa Hammes lançou mão de diferentes fontes, como documentos, além de pesquisas em cemitérios da região, sites de busca, cartórios, livros de igrejas, bibliotecas, jornais antigos e informações orais com provas documentais.
Hammes diz que 90% dos descendentes de alemães e pomeranos, que procurarem por algum de seus antepassados, irão encontrar no novo livro. Segundo o autor, os leitores irão encontrar a origem de pais, avós e bisavós. “Mas apenas constam nomes de pessoas falecidas”, explica. E para quem tem curiosidade, o médico antecipa que Hammes é um sobrenome de origem alemã.
Felicidade e realização
Concluir e lançar uma obra de fôlego como essa é motivo de muita felicidade, motivada especialmente pelo sentimento de realização, avalia Hammes. “Num lançamento de livros a gente só encontra amigos e isso causa uma indescritível alegria”, diz.
O livro ainda não tem data de lançamento em Pelotas, Hammes gostaria de ter autografado durante a 50ª Feira do Livro, em novembro, porém a publicação não ficou pronta a tempo. “Talvez na feira do ano que vem, mas não é certo. Como tenho 82 anos, não posso fazer planos a longo prazo”, brinca.
Sobre futuros projetos, Hammes diz que ele o filho primogênito Günther, também médico e “exímio fotógrafo”, segundo o pesquisador, já pensam em uma nova publicação. “Temos um projeto literário espetacular para nossa Terra de todas as paisagens”, anteceipa.
Prestigie
O quê: lançamento do livro Dicionário de Sobrenomes de Origem Alemã de São Lourenço do Sul e das Colônias Adjacentes (segunda edição)
Quando: sábado (7), às 14h
Onde: Salão Paroquial da Igreja Matriz de São Lourenço do Sul