A Associação Clube Pelotense de Futebol (ACPF) foi fundada em 2021 por Diogo Mattos Maciel com o objetivo de participar de competições de futebol 7, modalidade que vem crescendo no Rio Grande do Sul. Com o passar dos anos, o projeto foi crescendo e os resultados começaram a aparecer, como o título municipal nesta temporada. A ACPF passou a estar presente nas edições do Campeonato Gaúcho de futebol 7. O próximo passo da associação é conseguir um maior investimento para dar mais um passo no cenário regional e quem sabe nacional. O presidente Diogo Mattos Maciel falou sobre o surgimento da ACPF, atual cenário e os próximos passos.
Como surgiu a ACPF?
A ACPF surgiu com objetivo de ajudar os jogadores sub-18, sub-20, que não estavam sendo aproveitados no futebol profissional. Como eles tinham noção do futebol de campo e posicionamento, nós iríamos utilizar no futebol 7. Só que foi ganhando uma dimensão diferente, fomos disputando campeonatos de maior expressão, com ex-profissionais. Na Região Metropolitana a gente enfrenta muitos times com ex-profissionais, então o nosso sub-20 começou a se atrapalhar. Então a gente decidiu ‘engrossar’, convidando jogadores de maior expressão no futebol pelotense.
Como funcionam os treinos da equipe?
Os treinos acontecem toda terça-feira na Arena Show de Bola. Conforme a ACPF foi ganhando nome, ganhando expressão, a gente conseguiu uma parceria com o pessoal da quadra. Eles nos cederam o horário sem cobrar nada.
Quais as principais conquistas da ACPF?
Vencemos a Copa do Vereador Michel Promove no ano passado. Fomos campeões do Municipal e campeões regionais, em competição envolvendo os quatro melhores times de Pelotas e de Rio Grande.
Como tu avalias o desempenho da equipe no último Campeonato Gaúcho?
A gente saiu nas oitavas de final, que parece ser um ‘karma’ nosso. A gente sempre sai sempre nessa fase do campeonato devido ao excesso de jogos, um em cima de outro. Nós ainda não temos um preparo de regeneração dos atletas. Chega na parte final da competição e acabamos sendo desclassificados por cansaço. Também falta um pouco de estrutura por não conseguir um patrocínio para dar um conforto a mais para os atletas. Mas fomos bem, sim, ficamos satisfeito pelo resultado.
Quais os objetivos da equipe para os próximos anos?
Agora em janeiro a gente está fazendo o nosso estatuto, estamos fazendo também um CNPJ e tentar conseguir alguma verba que nos coloque em melhores condições para brigar no Gauchão e consequentemente disputar a Copa Libertadores e a Copa do Brasil de futebol 7, competições que podem nos colocar em um cenário diferente.