O Pelotas Parque Tecnológico está com edital aberto para acompanhamento de projetos com base tecnológica. Para sanar dúvidas e apresentar as diferentes possibilidades que a nova forma de ingresso ao Parque trará, um encontro nesta sexta-feira, a partir das 8h30, vai receber empresas e instituições interessadas em acessar a oportunidade.
O edital para Projetos de Ensino, Inovação, Pesquisa e Extensão é o primeiro lançado desde a transformação do Parque em um Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) em outubro do ano passado, explica o diretor técnico-científico do Pelotas Parque Tecnológico, Edgar Mattarredona.
“A partir de agora, o parque passa a contar com três editais permanentes: um voltado para ingresso de empresas; outro específico para o Hub de Saúde e Biotecnologia e um terceiro, com foco em projetos de ensino, inovação, pesquisa e extensão”, explica.
A nova forma de ingresso via projeto específico deve se tornar uma porta de acesso facilitada ao parque. As propostas precisam estar dentro dos temas Agronegócio e Alimentos; Bioeconomia; Cidade inteligente; Economia Criativa; Energia (renovável); Engenharias; Indústria 4.0; Saúde; Tecnologia Assistiva ou Tecnologia da Informação.
“A qualquer momento, profissionais da cidade poderão fazer essa busca para ter mais um local em que ele possa dar vazão às suas ideias, ao seu potencial de inovação tecnológica”, pontua.
Nova forma de ingresso
De acordo com Mattarredona, com a nova forma de ingresso o parque espera atrair projeto de qualidade, mais do que receber um grande número de propostas. “Vamos priorizar propostas que já apresentem uma escala de desenvolvimento mais adiantada. Entretanto, isso não impede a submissão de projetos em etapas iniciais”, comenta.
Um dos focos do novo edital será a área de biotecnologia e saúde, com a intenção de impulsionar o hub de inovação. Cada proposta será avaliada por uma banca específica dentro da área de atuação.
Tira dúvidas
Empresas e instituições são convidadas a participar do encontro que ocorre nesta sexta-feira, às 8h30, na Sala 2 do Pelotas Parque Tecnológico. Serão tópicos do encontro apresentação do Parque; coplace e ambientes de desenvolvimento; objetivos e oportunidades do edital; sessão tira-dúvidas e tour pelo Parque.