Vilmar Xavier foi empossado nesta segunda-feira (2) como presidente do Grêmio Esportivo Brasil para o biênio 2025/2026. A cerimônia aconteceu durante reunião ordinária realizada no Salão de Honras do Bento Freitas.
Além de Vilmar, a nova formatação da direção executiva do Xavante terá Gonzalo Russomano (vice de futebol), Jerri Madruga (vice de finanças) e Chavélli Curi Halal (vice administrativa). A chapa foi aclamada no fim de setembro. Na nova executiva, apenas Jerri Madruga não fazia parte da última direção executiva, cujo única saída foi do agora ex-vice de futebol Emerson Novelini.
Em sua gestão, Vilmar Xavier tem como uma das prioridades transformar a gestão do Xavante em Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Um passo importante foi dado em outubro com a aprovação da continuidade do estudo para posteriormente ser colocada em votação para o associado.
Presidente vê clube “dois degraus acima”
Durante o evento desta segunda-feira, que contou ainda com discursos do presidente do Conselho Deliberativo, Pablo Chagas, e do técnico William de Mattia, por exemplo, o novo mandatário rubro-negro citou que enxerga o clube “dois degraus acima” em relação ao mesmo período do ano passado.
“Quando chegamos aqui, há um ano e um mês, não tínhamos nada de futebol. Só tínhamos quatro funcionários na área do futebol. Conseguimos montar e subimos um degrau no futebol. E subimos um degrau naquilo que o Xavante tinha uma grande carência: a confiança no clube”, disse Vilmar Xavier.
Conforme o presidente, a busca por recursos baseia esse argumento. “Quando chegamos, fomos procurar patrocinadores, parceiros, e muitas portas foram fechadas para nós. Já esse ano mudou bastante. Vai ter parceiros que nos procuraram, e aqueles que fecharam a porta já deram o recado de que a porta está aberta”, afirmou o dirigente.
Principal novidade para 2025, o técnico William de Mattia elogiou a direção e apresentou cada um dos membros do departamento de futebol. Todos receberam uma salva de palmas, mesmo os já conhecidos.