Chamado de verão climático, dezembro chega neste domingo (1°) com previsão de chuva forte, granizo e rajadas de vento. Isso ocorre pela formação de um sistema de baixa pressão sobre o Uruguai que resultará no deslocamento de uma forte frente fria pelo Estado. A Metade Sul terá áreas de instabilidade a partir da tarde se estendendo até segunda-feira (2), de acordo com o CPPMet da UFPel. Embora o susto inicial, o clima estará dentro dos padrões.
O professor da Faculdade de Meteorologia da UFPel, Douglas Lindemann, explica que pelas previsões numéricas e os mapas globais que oferecem modelos europeus e norte-americanos, a maioria indica temperaturas dentro do padrão para a região de Pelotas. “A chuva talvez fique um pouquinho abaixo da média, mas nada preocupante, em um primeiro momento”, aponta. Esse padrão está associado também à previsão da diminuição da probabilidade de ocorrência de La Niña.
Conforme o professor, o Pacífico Equatorial está no período de normalidade desde o trimestre de abril, maio e junho. “Meses atrás havia uma previsão de La Niña forte para novembro e dezembro, mas com o passar do tempo foi enfraquecendo a probabilidade”, explica. Lindemann diz que ainda há uma chance do fenômeno ocorrer no verão, mas com pouca intensidade. Com isso, o acumulado de precipitação para o mês deve ficar entre cem e 150 milímetros.