Passagem do transporte coletivo pode aumentar em até R$ 0,50
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quarta-Feira4 de Dezembro de 2024

Tarifa

Passagem do transporte coletivo pode aumentar em até R$ 0,50

Revisão tarifária ocorre em fevereiro; convenção coletiva de trabalho e reoneração da folha estão entre os principais custos

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Passagem do transporte coletivo pode aumentar em até R$ 0,50
Em 2023, o valor foi mantido R$ 5,00 para pagamentos em pix e cartões. (Foto: Jô Folha)

Com a proximidade da data-base, os passageiros das linhas urbanas deverão ter que desembolsar mais para custear a passagem dos ônibus. De acordo com o Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas (CTCP), o aumento mínimo da tarifa para 2025 deve variar entre R$ 0,40 e R$ 0,50. Além das despesas usuais e do investimento na renovação de parte da frota, a reoneração da folha de pagamento e os reajustes salariais são os principais fatores que baseiam o reajuste.

O diretor-executivo do CTCP, Enoc Guimarães, detalha que, a partir do acordo coletivo fechado no ano passado, os trabalhadores do transporte terão o reajuste salarial em 2025 baseado no INPC, bem como aumento da bonificação acima da inflação para os motoristas que também realizam a cobrança da tarifa em dinheiro. “Tem o custo dos ônibus que subiu muito, estamos agregando no mínimo dez novos para manter a idade média, valor do diesel, fluxo de passageiros”.

Porém a novidade que pesará nos custos seria a reoneração da folha de pagamento que também afeta o setor do transporte coletivo e começa a ser implementada gradualmente no ano que vem. Com isso, Guimarães prevê que a contribuição previdenciária deve dobrar de valor. “Hoje as empresas consorciadas pagam em média R$ 110 mil por mês. Deve passar para R$ 220 mil, devemos ter essa oneração já em janeiro”.

Diante de todos os fatores que irão impactar na passagem, o diretor-executivo calcula que o percentual mínimo de reajuste deve ficar entre 7% e 8%. “Tranquilamente vai ser de R$ 0,40 a R$ 0,50”. No entanto, Enoc Guimarães ressalta que o valor final deverá depender também das medidas adotadas pelo novo governo. “De R$ 0,40, a prefeitura precisaria para subsidiar R$ 400 mil por mês, que é o que ela subsidia no rural”.

Avaliação dos custos

O prefeito eleito, Fernando Marroni (PT), declara que o governo aguarda para receber a planilha de custos e avaliar quais fatores têm pesado no transporte coletivo. “Já tem um subsídio muito pesado, que é o da zona rural. Tem se identificado a nível nacional que a tarifa não é capaz de suportar os custos do transporte. Então tem que identificar o que o consórcio vai apresentar. Mas a tarifa já é pesada para o passageiro”, declara.

A tarifa

Em 2023, o valor foi mantido em R$ 5,00 para quem utiliza cartões de débito/crédito, pix e cartão do cidadão. Já para os pagantes em dinheiro, a tarifa foi elevada para R$ 6,00. “A tarifa de Pelotas hoje é R$ 5,20, mas os R$ 0,20 são subsidiados pelo incremento de 20% das pessoas que pagam em dinheiro”, diz Guimarães.

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