Os interessados em realizar algum dos cursos técnicos fornecidos pela rede estadual de ensino têm até o dia 1º para realizarem sua pré-matrícula. No site da Secretaria é preciso acessar a aba “Matrículas – Chamada Pública” e clicar na opção Educação Profissional. Nesta página estão os editais de cada instituição e a ficha de inscrição.
Na região sul há uma grande oferta de vagas. Só em Pelotas são mais de 500 vagas nos mais diversos cursos técnicos disponíveis. Além disso, outras 700 estão disponíveis divididas entre as cidades de Arroio Grande, Jaguarão, Cerrito, Piratini, Herval, Santana da Boa Vista, Canguçu, São Lourenço, Rio Grande e Santa Vitória do Palmar. Segundo Cleni Marques, Assessora da Educação Profissional da 5ª Coordenadoria Regional da Educação (CRE), o sorteio das vagas acontece no dia 12 de dezembro e o início das aulas está previsto para o dia 10 de fevereiro do próximo ano.
A Educação Profissional e Tecnológica está institucionalizada pela Lei de Diretrizes e Base da Educação, de 1996. Entre seus objetivos, um dos principais é a preparação para atuar no mundo do trabalho, garantindo uma formação integral que articule tanto o exercício da cidadania quanto a qualificação profissional. A Escola Estadual de Educação Profissional João XXIII é responsável por mais da metade da oferta nos cursos técnicos em Manutenção e Suporte em Informática, Administração, Contabilidade e Logística. A supervisora pedagógica, Mariana Rickes Azambuja, aponta que o aluno já sai preparado para o mercado de trabalho. “Muitas vezes já saem com emprego ou estágio garantido”, diz.
Modalidades de ensino
Algo que o estudante deve ficar atento na hora da pré-matrícula é a modalidade de ensino. A Educação Profissional pode ser integrada, concomitante ou subsequente variando de acordo com o tipo de inserção do curso dentro do currículo escolar.
O curso técnico integrado, ocorre de forma simultânea ao Ensino Médio regular, ou seja, em uma mesma matrícula, os estudantes realizam as matérias regulares e técnicas. Já no modelo concomitante, o aluno cursa o ensino regular em uma instituição e, ao mesmo tempo, faz o curso técnico em uma escola diferente, ou na mesma escola, mas com matrículas distintas. Em ambos os casos, ao final da formação, o aluno recebe tanto o certificado de conclusão do Ensino Médio quanto o diploma do curso técnico.
A terceira modalidade é a subsequente. Ela é destinada a quem já completou o Ensino Médio, tem uma carga horária menor e pode ser cursada por jovens e adultos que pretendem desenvolver uma nova habilidade ou aprimorar algum conhecimento profissional.
Curso Normal
A pré-matrícula para quem deseja atuar na Educação Infantil e Ensino Fundamental anos iniciais também fica aberta até o dia 1º. Esse curso é destinado aos que têm interesse em dar aula para os pequenos. Pode ser uma opção para os jovens que estão ingressando no Ensino Médio, mas também para qualquer pessoa que, independente da idade, esteja em busca de uma nova qualificação profissional.