A Portos RS marcou presença na 7ª edição do Prêmio Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), realizada em Brasília. A empresa pública gaúcha, que administra os terminais de Pelotas e Rio Grande, foi premiada na categoria Maior Evolução Anual do Índice de Desempenho Ambiental (IDA), destacando-se com o porto de Pelotas.
Em nota, a Portos RS diz que “a conquista reflete os esforços contínuos da empresa em promover melhorias ambientais e práticas sustentáveis em suas operações.” O Prêmio Antaq é uma iniciativa que reconhece práticas inovadoras e ações sustentáveis de empresas do setor. Nesta edição, foram contempladas 45 empresas e profissionais em categorias que abrangem temas como sustentabilidade, equidade de gênero, inovação e conformidade regulatória.
Representaram a empresa no evento Jacqueline Wendpap, presidente do conselho de administração, Fernando Estima, gerente de planejamento e desenvolvimento, e Katryana Madeira, assessora técnica da diretoria de meio ambiente.
Outros destaques
Outra categoria de destaque foi a de “Artigos Técnico-científicos”, que reconheceu trabalhos nas áreas de Direito, Economia, Regulação, Meio Ambiente, Gestão, Ciências Sociais, Geografia, Políticas Públicas, Infraestrutura e Logística, além de temas afins que apresentam relevância técnico-científica e institucional em conformidade com as áreas de competência da Antaq.
Dois artigos desenvolvidos no âmbito da gestão ambiental dos portos do Rio Grande do Sul foram premiados, sendo um produzido pelos professores Elisa Fernandes e Glauber Gonçalves, da Universidade Federal de Rio Grande (Furg), com o tema “Digital Twin Porto do Rio Grande (Dt – Porto): Construindo Prevenção e Resiliência”.
Celebração
O diretor de meio ambiente, Henrique Ilha, enfatiza a relevância do reconhecimento das ações da Portos RS. “Há três anos consecutivos a Portos RS vem sendo premiada no prêmio Antaq em diversas categorias, mostrando comprometimento e a evolução constante de toda empresa em prol da sustentabilidade.”.
O evento também trouxe à tona a importância de iniciativas voltadas para inclusão e diversidade, com a introdução da nova categoria “Gênero e Diversidade”, e premiou ações voltadas à eficiência e inovação no setor portuário.