UFPel recebe 10ª edição do Siiepe
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Terça-Feira26 de Novembro de 2024

Programação

UFPel recebe 10ª edição do Siiepe

Mais de quatro mil projetos científicos serão apresentados nas salas da instituição

Por

UFPel recebe 10ª edição do Siiepe
Evento iniciou nesta segunda-feira. (Foto: Kátia Dias)

A Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (Siiepe), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), ocorre até sexta-feira (29). O evento tem uma programação diversificada com mostra de projetos, palestras e apresentações culturais.

Os projetos são apresentados no Campus Anglo e as palestras e demais atividades no Auditório Dom Antônio Zattera. A programação completa está disponível no site da UFPel.

Para a edição de 2024 foram mais de quatro mil projetos inscritos divididos entre Congresso de Inovação Tecnológica (CIT), Congresso de Iniciação Científica (CIC), Congresso de Ensino de Graduação (CEG), Congresso de Extensão e Cultura (CEC) e Encontro da Pós-Graduação (Enpos).

O CIC e o Enpos tiveram número recorde de inscrições, uma crescente que vem se confirmando nos últimos anos. Segundo o professor do curso de Odontologia da universidade, Marcos Correa, alguns dos fatores para o aumento na participação no evento são a retomada pós pandemia, o aumento do número de bolsistas nos projetos e a gratuidade da inscrição para o evento.

Tese em três minutos

Os acadêmicos de doutorado ainda têm mais uma oportunidade dentro do evento, o Sua Tese em 3 Minutos (3MT). Nesse momento os doutorandos são desafiados a consolidar suas ideias e descobertas apresentando maneira concisa para uma plateia de não-especialistas, em linguagem acessível ao público geral em apenas três minutos.

Nesta edição 14 trabalhos das mais diversas áreas do conhecimento serão apresentados. Segundo Correa, é necessário que esse diálogo entre universidade e sociedade se intensifique. “Nesse sentido, precisamos comunicar de forma mais amigável a importância do conhecimento que é desenvolvido na UFPel, até para que a sociedade passe a valorizar mais a ciência e o papel da universidade na solução dos problemas que enfrentamos no dia a dia”, diz.

Impactos na sociedade

A temática escolhida para essa edição segue nessa linha: Universidade e Sociedade em Transformação. O evento coloca que a verdadeira missão da universidade é ampliar seu impacto social, tornando-se um agente vital de mudança e conhecimento. O professor do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec), Vinícius Campos, aponta que o olhar deve ser para fora, ligando esses dois mundos. “A universidade trabalha para a sociedade, nada mais justo do que no evento deste ano o tema ser relacionado a essa interação”, diz.

A semana dedicada a visualização do que é produzido dentro da universidade, produz efeitos importantes no desenvolvimento dos estudantes. A acadêmica do curso de Jornalismo, Martha Melo, participa pela primeira vez do evento apresentando um projeto de jornalismo nas enchentes, no qual procura, por meio de reportagens, crônicas e conteúdos para as redes sociais, resgatar relatos de pessoas atingidas pelas enchentes de maio em Pelotas, e divulgar a iniciativa do Centro de Engenharias da UFPel, responsável por recolher e restaurar aparelhos domésticos após o evento climático. Segundo Martha, a experiência de escrever e participar de um projeto como este foi enriquecedora. “Na busca pela fundamentação, encontrei ainda mais sentido na iniciativa. Vai ser meu primeiro projeto no Siiepe, e fico muito feliz de trazer um trabalho tão especial”, relata Martha.

Já Isabel Sacco, graduanda em Nutrição, está na sua terceira participação e percebe um crescimento não só acadêmico, mas também pessoal. “Essa é uma oportunidade do estudante se desenvolver e crescer no meio acadêmico, seja como apresentador sendo um sujeito ativo em busca de conhecimento e passando os novos conhecimentos e resultados adquiridos para a comunidade acadêmica, seja como ouvinte se apropriando de novos conhecimentos, participando e apoiando o evento propiciado pela universidade”, conclui.

Acompanhe
nossas
redes sociais