Riograndense e São Paulo seguirão pelo menos mais uma temporada na Terceirona Gaúcha. A dupla de Rio Grande tinha a chance de voltar para a Divisão de Acesso neste domingo (24), mas foram eliminados na semifinal da Terceirona. Melhor para Real de Tramandaí e Gramadense, que conquistaram o acesso e na ainda disputarão o título da competição em jogos de ida e volta.
Decepção em casa
A partida do Torquato Pontes era apontada antes da bola rolar como o mais importante da história do Riograndense nos últimos 40 anos. A direção também fez promoção para contar com um público acima da média para empurrar a equipe depois da derrota no jogo de ida por 1 a 0, mas dentro de campo a equipe não conseguiu corresponder a expectativa.
O time visitante abriu o marcador logo aos dez minutos de jogo. Enzo cobrou falta na área quase do meio-campo, mas a bola surpreendeu o goleiro Vitão, que foi encoberto no meio do gol.
Precisando de no mínimo dois gols para pelo menos levar a disputa para os pênaltis, o Guri Teimoso insistiu até o fim, mas teve muitas dificuldades no ataque e criou poucas chances clara, ficando sem a vaga.
Derrotas nos pênaltis
O outro time Rio Grande chegou mais perto de subir. O São Paulo foi até Gramado no prejuízo após perder em casa por 2 a 1, mas conseguiu vencer por 1 a 0 com gol de Panambi, forçando a disputa dos pênaltis no estádio Vila Olímpica.
O Gramadense abriu as cobranças com o volante Maurício, titular xavante em boa parte da Série D deste ano. O jogador converteu. As equipes mantiveram o 100% nas primeiras três séries. Na quarta cobrança, o goleiro Lucas Bilhava defendeu chute de Guilherme, deixando o Leão do Parque em vantagem.
Na última série, bastava Luiz Gustavo acertar para colocar o São Paulo na Série A-2 depois de duas temporadas, mas o volante chutou para fora. Nas cobranças alternadas, ambas equipes acertaram as primeiras quatro cobranças cada. Na décima série, Pardinho acertou para o Gramadense, mas o zagueiro João Wnuk parou no goleiro Maicon, fechando os pênaltis em 9 a 8.
Semifinais – Jogos de volta
Domingo
Riograndense 0 x 1 Real (agregado: 0 x 2)
Gramadense 0 (9) x (8) 1 São Paulo (agregado: 2 x 2)
Final
Gramadense x Real