Networking, inovação, troca de conhecimentos e vendas deram o tom da 5ª edição do Congresso Mulheres Empreendedoras da Associação Comercial de Pelotas (ACP), realizado neste sábado. Mais de 300 mulheres e 60 expositoras participaram do evento que vem se consolidando como o principal da área em Pelotas.
O tema ‘Do sonho à conquista: construindo seu sucesso’, remete aos cinco anos de realização do congresso, responsável por incentivar o aumento de mulheres à frente de novos negócios. Conforme o presidente da ACP, Fabrício Cagol, a cada ano o encontro conta com maior número de participantes e de expositoras. “Buscamos palestrantes que agreguem conteúdo e informação técnica, assim como diversificamos a programação para cada vez mais qualificar o evento”, comenta.
Durante todo o dia, temas como arquétipos de marca, sessão de meditação guiada para despertar a criatividade, uso da inteligência artificial e estratégias para crescer e expandir foram temas das palestras. Novidade desta edição, dois pitches de vendas foram espaços em que as empreendedoras puderam apresentar seus negócios no palco principal do evento. A programação contou ainda com um bate-papo descontraído entre quatro empresárias.
Espaço destinado ao desenvolvimento
Participando pelo quinto ano consecutivo, a maquiadora Josiane Pilar decidiu empreender há seis anos dentro da área da beleza. “Integro um grupo com diversas empreendedoras, e o evento foi transformador para a minha carreira”, avalia. Josiane acompanhou o crescimento do congresso de perto e percebe o aumento do número de empreendedoras que buscam no espaço uma forma de criar novas conexões e de se qualificar.
A diretora de Mulheres Empreendedoras da ACP, Theia Bender, destaca que o evento atualmente já possui status de regional. “Vemos que cada vez mais as mulheres que participam do nosso evento saem daqui mais fortalecidas, com mais conhecimento e com uma nova rede de apoio tanto para avançar quanto para começar a empreender”, diz
Feira de Negócios
Considerada sucesso, a Feira de Negócios reuniu 60 expositoras. O espaço, que além de venda direta também serve para apresentação de novos produtos e serviços, cresce a cada ano. Participando pela primeira vez, a artesã Rose Barichello é natural do Paraná. Após a aposentadoria, resolveu empreender fazendo colares de corda.
“Fiquei muito feliz em participar, pois todas as pessoas que estão visitando o estande estão avaliando o meu trabalho como bom. Distribuir os cartões de visita e mostrar os produtos é importante, pois eu vendo muito pela internet também”, avalia.
Participando pelo quarto ano, Mariana Ribeiro, da Flor de Capim, começou expondo seus produtos na feira junto com outras dez pessoas. “Já no meu primeiro ano, amei o congresso. Hoje como eu tenho loja física não participo mais de feiras, mas do congresso não abro mão pois o pós-evento é muito bom para novas vendas”.