A abertura da edição deste ano da quinzena do pêssego foi realizada na manhã desta sexta-feira (22), no Largo do Mercado Público, em Pelotas. Produtores, apoiadores e autoridades locais participaram do evento que é um dos marcos do início da safra do pêssego na região. Até o dia sete de dezembro, expositores levam às ruas de Pelotas o pêssego in natura e produtos derivados da fruta como o suco, cucas e geleias.
O pêssego
Segundo Adriano Bosenbecker, Presidente da Associação dos Produtores de Pêssego da Região de Pelotas, são mais de três mil hectares plantados de frutas que são reconhecidas por todo o Brasil. “De nove latas de pêssego que você encontra no mercado, apenas uma não é de Pelotas”, diz.
Rejane Jorge da Silva, engenheira agrícola da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, aponta que os eventos que marcam a colheita são uma forma reconhecimento. Além disso, também são frutos da parceria entre poder público municipal, instituições parceiras e, principalmente, os agricultores que desenvolvem esse trabalho em suas comunidades.
Agenda
A feira tem início nessa sexta-feira e vai até o dia sete de dezembro nos seguintes locais:
- Largo do Mercado Público – Todos os dias, das 9h às 17h
- Laranjal (Avenida Augusto Assunção, Avenida Rio Grande do Sul e próxima ao Trapiche) – Sábados e domingos, das 9h às 17h
- Avenida Dom Joaquim esquina com Gonçalves Chaves – Terças e sextas-feiras, das 9h às 17h
- Avenida Salgado Filho (em frente a Havan) – Quintas e sábados, das 9h às 17h
- Avenida Fernando Osório (na entrada do bairro Lindóia) – Quarta-feira, das 9h às 17h
Festa do Pêssego
Neste domingo (24) também acontece a tradicional Festa do Pêssego. A festa, que reúne cerca de quatro mil pessoas, conta com uma programação recheada de atrações típicas da festa como o concurso do pêssego e o desfile das candidatas a nova corte. A entrada custa R$ 10,00 e o estacionamento é gratuito.