Temporada do pêssego é oficialmente aberta em Pelotas
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quinta-Feira21 de Novembro de 2024

Agronegócio

Temporada do pêssego é oficialmente aberta em Pelotas

Até 7 de dezembro, fruta será comercializada no Centro e em diversos bairros da cidade

Por

Atualizado quinta-feira,
21 de Novembro de 2024 às 19:10

Temporada do pêssego é oficialmente aberta em Pelotas
Desenvolvida pela Embrapa, a BRS Jaspe vem demonstrando maior resistência às adversidades climáticas. (Foto: Jô Folha)

A propriedade do produtor rural Moises Teixeira, localizada na Colônia Maciel, foi o local escolhido para marcar a cerimônia que registra o começo da temporada do pêssego em Pelotas. Os três hectares com plantas da nova variedade de pêssego para indústria, a BRS Jaspe, desenvolvida pela Embrapa Clima Temperado, vem demonstrando maior resistência às adversidades climáticas.

De acordo com Teixeira, que tem propriedades com diferentes variedades da fruta, comparada às demais, a BRS Jaspe foi a que melhor se comportou neste ano. Com previsão de colher 17 toneladas nos três hectares, Teixeira avalia que as adversidades climáticas prejudicaram a colheita. “Essa propriedade tem potencial de produzir em torno de 25, 30 toneladas, mas tem variedades com perdas muito maiores”, explica.

Apesar da safra menor, com colheita prevista em torno das 27 mil toneladas, o pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Dori Edson Nava, destaca que as frutas são de boa qualidade. Conforme o engenheiro agrônomo da Emater Pelotas, Rodrigo Prestes, a nova variedade seguirá tendo o seu comportamento avaliado nos próximos anos.

Bancas nos bairros

Às 11h desta sexta-feira (22) ocorre o lançamento da Feira Municipal do Pêssego no Largo do Mercado Central. Além da banca no local, diversos bairros também poderão comprar a fruta diretamente dos produtores até o dia 7 de dezembro.

Um dos pontos altos da temporada será a realização da Festa Municipal do Pêssego, na Vila Nova, Quilombo, 7º distrito, neste domingo (24). Na programação, consta a celebração de missa às 10h30min, almoço no Centro Cultural Nativista às 11h30min, abertura oficial às 13h, apresentação de João da Silva e da Banda Eccos às 14h, café colonial às 14h30min, concurso do pêssego às 16h e apresentação do CCN Raízes da Tradição às 18h30min.

Chamada de quinzena do pêssego, tem como objetivo valorizar os produtores, estimular a cultura e promover a produção local, que abastece grande parte do país e é a maior fornecedora da fruta para a indústria nacional.

Tradição

Com mais de cem anos de história, o cultivo de pêssego é tradicional em Pelotas. Com destaque para a variedade de pêssego destinada à indústria, o município, sozinho, é praticamente responsável por toda a produção do pêssego em lata comercializado no país.

De acordo com o presidente do Sindicato das Indústrias de Doces e Conservas Alimentícias de Pelotas (Sindocopel), Paulo Crochemore, o pêssego gera renda, riqueza, trabalho e mostra o potencial da região sul. “Somos dez indústrias que juntas geram cinco mil empregos e mil famílias de produtores ligadas à produção da fruta. Para a nossa região, gera um PIB bom”, diz.

Variedade BRS Jaspe

Lançada em 2019, a BRS Jaspe apresenta como principal diferencial a produtividade e apresentação de bons frutos, mesmo em anos de situações climáticas adversas como está sendo o ano de 2024.

De acordo com Teixeira, a variedade é de fácil manejo e as plantas de fácil condução. Os frutos são de tamanho grande, geralmente maior do que 6,2 centímetros, com peso médio de 132 gramas e sabor doce-ácido, com leve amargo. A maioria dos frutos produzidos está na faixa considerada como tipo 1 na indústria conserveira.

Acompanhe
nossas
redes sociais