A partir desta quinta-feira (21), abre oficialmente a temporada do pêssego em Pelotas. A fruta poderá ser adquirida pela população de 22 de novembro a 7 de dezembro no Largo do Mercado Público e nos bairros, comercializada diretamente pelos produtores. Apesar dos problemas climáticos enfrentados nos últimos meses, a expectativa é positiva, e a colheita deve ficar em torno das 27 mil toneladas.
Na quinta-feira, às 15h30min, ocorre a Abertura da Colheita. A cerimônia será realizada na propriedade do produtor Moisés Leivas Teixeira, na Colônia Maciel, Rincão da Cruz, 8º distrito, e contará com a presença de representantes da Prefeitura, Emater e Embrapa.
A partir de sexta-feira, às 11h, no Largo do Mercado, será o lançamento da Feira Municipal do Pêssego, que terá bancas no Centro e bairros, para comercialização direta do produtor ao consumidor até o dia 7 de dezembro. No domingo, dia 24, ocorre a Festa Municipal do Pêssego, na Vila Nova, Quilombo, 7º distrito, com a realização de shows com as bandas Eccos e Havai.
Safra
De acordo com o presidente da Associação dos Produtores de Pêssego da Região de Pelotas, Adriano Bosenbecker, a expectativa inicial era de excelente safra mesmo após o período de chuva, o que não se confirmou. “Tivemos uma das florações mais bonitas dos últimos anos. Só que com o decorrer do tempo passamos a ter muita queda da fruta”, comenta.
Conforme Bosenbecker, a safra de 2024 deverá ficar em torno de 27 mil toneladas, mesmo resultado obtido em 2023. O censo da Emater realizado em 2023 aponta a existência de 4874 hectares de pêssego na região, com 948 produtores envolvidos com a atividade. Os municípios com plantação são Pelotas, Morro Redondo, Canguçu, Piratini, Cerrito e Arroio do Padre. Pelotas é o município maior produtor de pêssego para indústria no país.