Quando o conhecimento é compartilhado, os benefícios se multiplicam. Foi isso que os alunos e professores do curso técnico em química do IFSul Campus Pelotas demonstraram na tarde desta terça-feira (19) na Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan).
O projeto de extensão Multiplicar e Dividir foi responsável pela produção de 150 garrafinhas de detergente e mais de 340 litros de água sanitária que irão beneficiar os usuários da Aapecan neste final de ano. A entrega das cestas será feita na festa de Natal da instituição que ocorre no dia 28 deste mês.
O projeto
A professora responsável pelo projeto, Nadja Dias da Costa, conta que a ideia surgiu na pandemia pensando em ajudar população em vulnerabilidade social nesse momento. “A gente teve a ideia de multiplicar e distribuir sabão porque isso era muito eficiente. Bastava higienizar bem as tuas mãos para a proteção contra o coronavírus”, diz.
A água sanitária começou a ser produzida em maior escala por causa das enchentes que afligiram o estado em maio. Foi um trabalho conjunto entre professores, alunos e servidores do campus para produzir e distribuir as bombonas de água sanitária para auxiliar na limpeza das residências.
Atualmente, além de distribuir para as entidades que precisam, o projeto recebe e vai até escolas ensinar a fazer sabão, com o intuito de democratizar esse conhecimento.
Os benefícios também são percebidos em quem doa seu tempo e conhecimento. A estudante Maria Eduarda Marques, participante do projeto, aponta que a iniciativa ajuda ainda mais no desenvolvimento dos alunos, aflorando o senso de caridade. “É fascinante poder aplicar qualquer conhecimento que a gente adquire no curso para ajudar outras pessoas”, diz Felipe de Castro, também voluntário.