Expofeira de Rio Grande recebe mais de 30 mil pessoas
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Terça-Feira28 de Janeiro de 2025

Agronegócio

Expofeira de Rio Grande recebe mais de 30 mil pessoas

Evento também foi considerado sucesso em comercialização de produtos e de venda de animais

Por

Expofeira de Rio Grande recebe mais de 30 mil pessoas
Desfile dos Campeões premiou as raças leiteiras Holandesa e Jersey. (Foto: Divulgação)

A 50ª Expofeira – Exposição Agropastoril, Industrial, Comercial e Cultural do Rio Grande foi considerada um sucesso de público e de vendas pelo Sindicato Rural, produtor do evento. Durante quatro dias, mais de 30 mil pessoas passaram pelo Parque de Exposições Filinto Eládio da Silveira. 

Na avaliação do presidente do Sindicato Rural, Leandro Freitas, o número de visitantes superou as expectativas, especialmente se comparado com o registrado em 2023. “Tivemos três mateadas que atrairam muito público. O grande destaque do evento foi a programação voltada ao público infantil, primeira vez que organizamos a Fazendinha”, comenta.

Em termos comerciais, a 50ª edição também foi considerada sucesso, de acordo com Freitas. “Obtivemos a comercialização de cem por cento das fêmeas de raças de corte disponibilizadas. Ainda obtivemos êxito na comercialização de pequenos animais”, informa.

O espaço destinado à agricultura familiar ainda finaliza as vendas totais, mas, conforme Freitas, as vendas foram boas e muitos produtos esgotaram durante o evento. “No último dia do evento visitamos todos os expositores e muitos já manifestaram o interesse de participar da próxima edição”, diz. 

Desfile dos campeões 

No domingo, último dia do evento, ocorreu o Desfile dos Campeões. O vencedor da competição de gado leiteiro das raças Holandesa e Jersey foi a Cabanha dos Jerseys, que levou os títulos de Melhor Fêmea Jovem e Melhor Fêmea Adulta nas duas raças. Na categoria Melhor Fêmea Jovem Holandesa, a Grande Campeã foi da Cabanha dos Jerseys, e a Reservada de Grande Campeã ficou com a Cabanha Canuto. Já na categoria Melhor Fêmea Adulta Holandesa, a Grande Campeã foi a Cabanha Canuto, enquanto a Reservada de Grande Campeã foi o Sítio Teixeira.

 Freio de ouro 

A 2ª etapa da Credenciadora ao Freio de Ouro definiu oito cavalos da raça crioula credenciados para a competição, sendo quatro machos e quatro fêmeas. A 2ª etapa contou com três provas funcionais: Prova Final de Mangueira II, Bayard e Paleteada II.

As fêmeas credenciadas foram Oferenda da Tamanca; Quimera de Santa Edwiges; Espora da Cabanha Ferraria e Vaquera do Liscano. Os machos foram Campana Estradero; Perdido Cruz e Fierro; Moccateo Calabassa-te e Amuleto de Santa Thereza. 

 

Acompanhe
nossas
redes sociais