A Gibiteca da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que iniciou suas atividades em 2023 a partir de uma doação de cerca de quatro mil exemplares de quadrinhos, completa seu primeiro ano de existência com uma programação especial. Para celebrar a data, o projeto promove a I Jornada Geek da Gibiteca da UFPel, no sábado (16) e na segunda-feira (18), com mesas-redondas, palestras e visitas ao acervo.
A iniciativa, coordenada pelo professor Aristeu Lopes, foi cadastrada como projeto de extensão da UFPel após a doação realizada pelo jornalista e tradutor Érico Assis em novembro de 2023. Desde então, a Gibiteca cresceu para cerca de cinco mil exemplares e continua recebendo novas doações.
O acervo é organizado, higienizado e catalogado por um bolsista de iniciação à extensão e por alunos e alunas dos cursos de História (Bacharelado e Licenciatura), que colaboram ativamente no projeto. A expectativa é que, a partir do primeiro semestre de 2025, a Gibiteca esteja aberta para consulta pública, tornando-se um importante ponto de acesso para a comunidade acadêmica e local.
Sobre o projeto
O projeto de extensão Gibiteca da UFPel tem por objetivo disponibilizar exemplares de revistas de histórias em quadrinhos para a comunidade a partir do acesso e consulta local para leitoras/es e pesquisadoras/es interessadas/os. O acervo da Gibiteca é variado, com histórias em quadrinhos de diversos super-heróis, mangás e revistas especializadas.
A Gibiteca está localizada no Instituto de Ciências Humanas, no Núcleo de Documentação Histórica Professora Beatriz Loner, na sala 145, rua Alberto Rosa, 154. O projeto está aberto a novas doações de gibis, e os interessados podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou acompanhar as novidades pelo Instagram (@gibiteca.ufpel).
Programação da I Jornada Geek da Gibiteca:
- Sábado:
- no Museu do Doce, praça Coronel Pedro Osório, 8
- 14h – Mesa-redonda com os professores Mario Marcello Neto e Artur Rodrigo Itaqui Lopes Filho, discutindo o impacto das HQs na cultura e no ensino.
- 17h – Palestra com o jornalista e tradutor Érico Assis, responsável pela doação que originou a Gibiteca, sobre o papel dos quadrinhos na formação cultural e educacional.
- Segunda-feira:
- no Campus das Ciências Humanas e Sociais (ICH), rua Alberto Rosa, 154, sala 145
- A Gibiteca estará aberta para visitação das 14h às 18h, permitindo que o público conheça de perto o acervo em expansão e participe das atividades do projeto.