Nesta sexta-feira (15) as provas campeiras foram o grande destaque da 50ª Expofeira – Exposição Agropastoril, Industrial, Comercial e Cultural do Rio Grande. As avaliações credenciadoras ao Freio de Ouro, bem como, a primeira ranqueada de pôneis, a 22ª edição Angus Grande do Sul e o 8º Balcão de Negócios foram consideradas um sucesso.
Cavalos Crioulos
No Parque Filinto Eládio da Silveira, começaram as provas funcionais da primeira etapa da Credenciadora para o Freio de Ouro. As provas incluem a Andadura, a Figura, Voltas Sobre Patas (VSP), Esbarradas (ESB), Prova de Mangueira I e Paleteada I.
Durante a manhã, os cavalos passaram pela avaliação morfológica, que considera a conformação, tipicidade e estrutura dos animais, conforme o padrão da raça crioula.
À tarde, as provas funcionais começam com a Andadura, onde os cavalos devem demonstrar os três andares típicos da raça: tranco, trote e galope. São avaliadas a docilidade, a progressão e a comodidade do animal.
Em seguida, a prova da Figura exige que os cavalos contornem os fartos em um percurso determinado, sendo avaliados pela velocidade, correção dos movimentos e submissão ao ginete.
Na Voltas Sobre Patas (VSP), o cavalo deve girar rapidamente ao redor de si mesmo, com força e estabilidade nas patas, enquanto, nas Esbarradas (ESB), o animal realiza arrancadas de 40 metros seguidas de uma parada brusca, demonstrando força e submissão.
A tarde foi realizada a Prova de Mangueira I ocorreu na Pista de Leilão, onde o cavalo deve separar dois bois em movimento e mantê-los apartados durante o percurso.
Com a soma das pontuações das provas funcionais e da avaliação morfológica, será definida a média parcial que classifica os finalistas para a segunda etapa, que ocorrerá no sábado (16).
Angus Grande do Sul
Também foi realizado o 22º Angus Grande do Sul. O evento nas mangueiras do Parque Filinto Eládio da Silveira, é promovido pelo Sindicato Rural do Rio Grande e pela Associação Brasileira de Angus, e pretende o julgamento dos animais da raça Angus.
Neste ano, o julgamento foi conduzido pelo médico veterinário Dr. Cláudio Diaz, leiloeiro há 50 anos na cidade do Rio Grande. Diaz selecionou os animais com as melhores características genéticas, destacando os mais evidentes.
Segundo Ronaldo Zechlinski, ex-presidente do Sindicato, “o nosso cliente, quando vem comprar um touro para reprodução, procura sempre levar o touro que o jurado escolheu. Porque o jurado tem conhecimento da raça. Ele sabe em que direção a raça está indo. As necessidades que temos no nosso gado”.
Dr. Cláudio Diaz observou que, a cada edição da Expofeira, há uma notável evolução na criação de Angus na região de Rio Grande. “Essa superação se dá basicamente em cima de um grupo de produtores dedicados, uma direção do Sindicato extremamente envolvida e com uma visão de futuro magnífica, com credibilidade para convencer os parceiros”, afirmou.
As categorias de julgamento foram separadas por macho e fêmea, nos tipos Puro Controlado (PC) e Puro de Origem (PO), e dentro dessas categorias, os animais também foram classificados por idade. Após o julgamento, o gado foi encaminhado para o remate no 8º Balcão de Negócios da Expofeira.
Expofeira
A 50ª Expofeira — Exposição Agropastoril, Industrial, Comercial e Cultural da Cidade do Rio Grande — ocorre de 14 a 17 de novembro de 2024 no Parque de Exposições Filinto Eládio da Silveira. A entrada é gratuita.