Julgamento do Farroupilha no Pleno do STJD será nesta quinta
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quarta-Feira4 de Dezembro de 2024

Novo capítulo

Julgamento do Farroupilha no Pleno do STJD será nesta quinta

Será a última oportunidade de tentar recuperar os oito pontos perdidos por escalação irregular na Terceirona

Por

Julgamento do Farroupilha no Pleno do STJD será nesta quinta
Se recuperar pelo menos metade dos pontos, o Farroupilha conseguirá a segunda vaga do grupo B (Foto: Ederson Ávila - GAF)

Foram marcados para esta quinta-feira (14) os dois julgamentos do Grêmio Atlético Farroupilha no Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Será a última oportunidade do Farrapo de tentar recuperar os oito pontos perdidos por escalação irregular nas duas primeiras rodadas da Terceirona.

O advogado Alexandre Borba representará o Fantasma mais uma vez. Se recuperar pelo menos metade dos pontos, o Farroupilha conseguirá a segunda vaga do grupo B e enfrentará o Gramadense na semifinal.

O caso

No dia 21 de setembro, o Farroupilha enfrentou Riograndense no estádio Torquato Pontes. O técnico Rodrigo Bandeira escalou o Farrapo com quatro jogadores considerados “fichas de Série A”, porém o regulamento permite apenas três no mesmo jogo. Conforme o artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), a pena seria a perda de quatro pontos (três mais a pontuação conquistada no jogo).

O Farrapo já havia perdido outros quatro pontos pelo mesmo motivo, mas por escalação irregular na partida contra o São Paulo pela segunda rodada. O Tricolor foi derrotado na primeira instância por três votos a dois e no recurso no Pleno perdeu de forma unânime, tendo a pena mantida. O clube recorreu no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e aguarda.

A defesa do Tricolor do Fragata alega que dois dos cinco atletas estavam emprestados a clubes da primeira divisão, não contando como “fichas de Série A”, mas a avaliação foi que, para isentar o clube pelotense, os atletas deveriam ter sido emprestados pelo próprio Farroupilha, e não por outros times.

Resumo

  • Primeira punição
    4 pontos perdidos por escalação irregular
    Referente ao jogo da segunda rodada (Farroupilha 1 x 1 São Paulo)
    Recurso negado na segunda instância (Pleno do TJD)
    Clube aguarda terceira instância (Superior Tribunal de Justiça Desportiva, STJD)
  • Segunda punição
    Mais 4 pontos perdidos escalação irregular
    Referente ao jogo da primeira rodada (Riograndense 0 x 0 Farroupilha)
    Recurso negado na segunda instância (Pleno do TJD)
    Clube aguarda terceira instância (Superior Tribunal de Justiça Desportiva, STJD)

Acompanhe
nossas
redes sociais