Enem 2024: provas de Matemática e Ciências da Natureza são neste domingo
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Terça-Feira12 de Novembro de 2024

Ensino Superior

Enem 2024: provas de Matemática e Ciências da Natureza são neste domingo

Professores oferecem dicas aos participantes que farão a segunda parte do exame

Por

Atualizado sábado,
09 de Novembro de 2024 às 18:01

Enem 2024: provas de Matemática e Ciências da Natureza são neste domingo
Estudantes têm cinco horas para fazer o segundo dia de provas do Enem (Foto: Victoria Fonseca)

A segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 será aplicada neste domingo (10), com 45 questões de múltipla escolha de Matemática e mais 45 de Ciências da Natureza, que envolvem os conteúdos de Química, Física e Biologia. Desta vez, a prova terá a duração de cinco horas. Em Pelotas, são mais de 17 mil candidatos em busca de uma vaga na universidade. Para tanto, professores dão algumas dicas finais aos participantes antes do teste.

Matemática

A prova de Matemática do Enem é feita com base na Teoria da Resposta ao Item (TRI) e foca em avaliar conhecimentos práticos para situações do cotidiano. O professor Rafael Teixeira explica que ela abrange sete competências e 28 habilidades, que são os conteúdos que o aluno precisa dominar.

A TRI é uma teoria de probabilidade. Ela entende que para o aluno acertar uma questão difícil, ele deve acertar uma questão fácil. Caso contrário, a TRI entende que existe a chance do aluno ter acertado a questão difícil no chute. “Por isso é fundamental que o aluno priorize iniciar a prova fazendo as questões mais fáceis”, sugere o professor.

Para resolver as questões, segundo Teixeira, é preciso pensar nelas como uma redação com introdução, desenvolvimento e conclusão. Para isso, é necessário ler o comando para entender o que buscar e analisar as alternativas para saber o tipo e formato esperado da resposta (número decimal, porcentagem, fração, unidade, etc.).

Física

Para a prova de Física, é crucial que o aluno analise com calma as unidades envolvidas. De acordo com o professor Alexandre Ilha, é preciso redobrar a atenção nesse sentido. “Se um quilo são 1000 gramas, o aluno deve lembrar que um quilômetro são 1000 metros. Na hora de calcular uma multiplicação ou divisão, unidades diferentes geram respostas diferentes”, diz.

“As unidades também podem ajudar o aluno. Por exemplo, uma vez que a questão informa que a Intensidade tem unidades de W/m², o aluno que lembra que W é Watt de Potência e m² é metro quadrado de área, a questão acabou de informar a equação para ser usada”, acrescenta.

Ele destaca que os temas podem cair relacionando mais de uma área da física ou até assuntos que tratam de outras matérias das ciências da natureza. Outro tópico crucial é encarar a prova com olhar cético, lembrando que deverá existir questões com alto nível de complexidade e questões mais tranquilas. “É a hora de colocar em prática toda a experiência do aluno com o TRI do Enem”.

Biologia

De acordo com o professor Allan Magalhães, os temas mais recorrentes na prova de Biologia são ecologia, com impactos ambientais, causas e consequências, botânica; fotossíntese e genética, com herança sanguínea, compatibilidade nas transfusões sanguíneas, e, principalmente, a biotecnologia e engenharia genética.

Química

Assim como em toda a prova, em Química ler o enunciado é muito importante. Além disso, a professora Michele Silva sugere destacar na leitura da questão o que ela, de fato, pede. “O aluno deve levar em conta que muitas coisas ele vai responder com o conhecimento de mundo que ele tem. Existem questões extremamente fáceis e outras mais trabalhosas […] Sempre sugiro que faça as fáceis primeiro”, aponta.

Entre as dicas de conteúdo, estão problemas ambientais, ciclos bioquímicos, processos de separação de misturas, ligações químicas, forças intermoleculares, cálculos químicos, correção de pH e química orgânica.

Acompanhe
nossas
redes sociais