O governo do Estado anunciou nesta sexta-feira (8) a expansão da oferta de escolas de ensino médio em tempo integral para o ano letivo de 2025. A ampliação alcançará mais 90 instituições de ensino, sendo sete delas na Zona Sul. Em Pelotas, a escola Dom João Braga passará a adotar o formato.
Na apresentação, a gestão estadual apontou que a diferença é que a modalidade, além de aumentar a carga horária dos estudantes na escola, busca uma formação que coloca o aluno como protagonista do processo de educação.
A abordagem pedagógica do tempo integral está centrada na perspectiva de que o espaço escolar é o ambiente que melhor permite o desenvolvimento pleno de todas as dimensões do estudante: intelectual, física, emocional, social e cultural.
Para isso, dentro do currículo são oferecidos componentes como projeto de vida, estudos orientados, trilha de qualificação profissional, iniciação científica, disciplinas eletivas e práticas experimentais, além de práticas educativas como clubes juvenis e mentoria.
Como forma de garantir a permanência, a saúde e o bem-estar, as escolas integrais também asseguram quatro refeições diárias para cada estudante.
“Estamos dando sequência ao nosso compromisso de expansão do ensino em tempo integral no Estado. Temos a consciência de que o tempo integral, quando oferece boas condições de segurança e de alimentação para que os alunos permaneçam mais tempo na escola, garante uma jornada pedagógica mais intensa para prepará-los para o futuro. É o que observamos em lugares onde a educação teve evolução expressiva tendo o tempo integral como uma grande aposta, e nós estamos neste rumo”, disse o governador Eduardo Leite.
Saiba mais
Lista das novas escolas que terão ensino médio em tempo integral:
Canguçu
* EEEM Professor José Veridiano Ferreira
Cerrito
* EEEM Dr. Adão Orlando Alves
Herval
* EEEM Corintho Avila Escobar
Pelotas
* Colégio Estadual Dom João Braga
Piratini
* EEEM Deputado Adão Pretto
Rio Grande
* EEEM Dr Augusto Duprat
* EEEM Alfredo Ferreira Rodrigues