Estaduais podem começar na primeira semana de janeiro
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Terça-Feira12 de Novembro de 2024

Dupla Bra-Pel

Estaduais podem começar na primeira semana de janeiro

Noticiada no centro do país, antecipação do calendário ainda não é confirmada por FGF e clubes do RS

Por

Atualizado quinta-feira,
07 de Novembro de 2024 às 18:47

Estaduais podem começar na primeira semana de janeiro
Congresso técnico do Gauchão, ainda neste mês, definirá uma série de questões sobre o campeonato (Foto: Divulgação - FGF)

A cerca de dois meses do começo das competições do futebol brasileiro em 2025, o calendário ainda é incerto. Em 2023 a CBF divulgou no dia 31 de outubro o cronograma de 2024. Desta vez, porém, a entidade pode dar início às disputas ainda na primeira semana de janeiro por conta da estreia do novo Mundial de Clubes da Fifa. Seria uma antecipação de duas semanas em relação a este ano.

A notícia da alteração no calendário por parte da CBF, entretanto, não é confirmada publicamente por uma série de fontes consultadas pela reportagem do A Hora do Sul. O presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman, por exemplo, afirma não ter informações a respeito. Representantes de clubes como Avenida, Ypiranga e São Luiz, que estarão no Gauchão, dão a mesma resposta.

A dupla Bra-Pel foi procurada. O Xavante diz estar aguardando a posição da FGF no congresso técnico do Estadual. “Se for começar, de fato, na primeira semana de janeiro, o clube vai ter menos tempo de preparação. Isso acaba sendo prejudicial para nós”, diz nota enviada pela assessoria de imprensa. Não houve retorno do Lobo até a última atualização desta matéria.

Congresso técnico

Quem se manifestou de maneira mais ampla foi o presidente do Guarany de Bagé, Heráclito Moreira, o Tato. Segundo ele, há uma “pressão muito forte” dos clubes da Série A do Brasileirão para modificações no calendário. “Tudo será definido e analisado e com certeza vamos chegar em um denominador comum positivo no congresso técnico que deveremos ter”, afirma o dirigente.

O congresso técnico do Gauchão, aliás, deve reunir mais pautas do que o normal. Com a provável redução do tempo para realizar a competição, seria necessário reduzir as datas-base para jogos ou acelerar o ritmo das rodadas. Também estará em debate o uso do VAR em todas as partidas, mas os clubes precisariam arcar com os custos (cerca de R$ 25 mil por jogo), o que neste momento torna improvável a implementação da tecnologia desde o início.

Em 2023, o congresso técnico para o Gauchão 2024 aconteceu em 28 de novembro. O evento para a próxima edição ocorrerá ainda neste mês, porém segue sem data.

Entenda

Segundo informação publicada ontem inicialmente pelo Uol e veiculada na sequência por sites como ge.globo e ESPN, a CBF planeja que os estaduais comecem na primeira semana de janeiro de 2025. Isso faria o Brasileirão iniciar em março e parar por um mês entre junho e julho para a realização do Mundial de Clubes.

A nova competição da Fifa terá 32 clubes, quatro deles brasileiros (Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo ou Atlético Mineiro). A intenção da CBF é permitir que, durante a pausa para o Mundial, os demais times do Brasil possam dar férias a seus atletas ou fazer intertemporadas.

Vale lembrar que a Série A do Brasileirão da atual temporada vai terminar em 8 de dezembro. Respeitando o período de um mês de férias, os jogadores destes clubes iniciariam suas pré-temporadas justamente quando o calendário apontaria a abertura dos estaduais.

Acompanhe
nossas
redes sociais