A CCR Concessionária de aeroportos entregou, nesta quarta-feira (6), as obras de melhorias no terminal de Pelotas. A cerimônia contou com a participação do Ministro de Porto e Aeroportos, Silvio Costa Filho e do CEO da empresa, Fábio Russo, e várias autoridades, entre elas a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) e o prefeito eleito Fernando Marroni (PT) que solicitaram a volta do nome do Aeroporto Internacional João Simões Lopes Neto, retirado com o novo layout da empresa.
Com investimento de cerca de R$ 51 milhões, o PET ganhou um novo terminal de passageiros. As obras começaram ano passado e foram concluídas antes do prazo estipulado. Com o novo espaço a área foi ampliada em 125,80%, ou seja, 930 metros quadrados para 2,1 mil metros quadrados, com modificações no check-in e esteira de bagagens. Também há intervenções nas áreas de escape pista, sinalização de pátio de aeronave para acomodar os aviões e implante do sistema de ajudas visuais à navegação aérea.
De acordo com o diretor regional da PET, Vinícius Bueno, atualmente, as aeronaves regulares que operam em Pelotas são em média de 120 a 130 assentos ofertados, e agora há capacidade de operar com até três aviões simultaneamente. “Com as obras entregues, conseguimos estreitar laços com as companhias e explorar o potencial que nossa estrutura oferece”, garante. Ele lembra que a base foi essencial e estratégica para o Rio Grande do Sul durante a enchente. O resultado foi a demanda de 14 mil passageiros passando pelos terminais em só um mês. “Até o momento, atendemos 2,1 mil aeronaves”, comenta.
Convergências
O governador Eduardo (PSDB) Leite lembra que ainda prefeito de Pelotas, houve incentivo fiscal para passagens regionais e se iniciaram os voos de Pelotas a Porto Alegre. Ele ressalta ainda as melhorias em estruturas e no acesso ao aeroporto feitas pelo poder público. “Como governador, avancei ainda mais na política de incentivo para a aviação, na questão ICMS no querosene para alavancar, para que tudo isso se tornasse uma realidade.”
Ministro recebe mais demandas
O ministro Costa Filho, que chegou ao cerimonial pela pista do aeroporto internacional, fez um longo agradecimento à equipe de obras e desejou levá-la para outros empreendimentos. Ele voltou ao início da sua gestão, há pouco mais de um ano, quando a malha aérea brasileira foi redesenhada com investimentos público e privado. “A agenda de concessões é muito benéfica para o desenvolvimento Brasil e crescimento da aviação do nosso país. Hoje, 95% dos aeroportos são administrados pela iniciativa privada e, com isso, o Brasil está entre os 10 melhores do mundo em infraestrutura aeroviária”, cita, ao lembrar que os investimentos seguirão, para o desenvolvimento da Região Sul, somando às melhorias feitas no Aeroporto de Bagé, com um olhar especial ao escoamento a produção nacional. Costa Filho prometeu ainda visitar o Porto Público de Rio Grande.
Malha aérea
- Pelotas – Porto Alegre (Azul): domingos, segundas, quartas e sextas-feiras
- Pelotas – Guarulhos (Gol): segundas, quartas e sextas-feiras
- Pelotas – Viracopos (Azul): terças e quintas-feiras
- Pelotas – Florianópolis (Voepass): segundas, quartas, sextas e domingos