A Terceirona Gaúcha também não deve ter jogos no próximo final de semana, que seria o segundo consecutivo. Uma liminar solicitada pelo Farroupilha impede o retorno da competição antes do julgamento do clube pelotense no Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). A tendência é que isso ocorra apenas na semana que vem.
Classificados às semifinais, Riograndense e São Paulo de Rio Grande esperam uma definição judicial e, posteriormente, a divulgação do calendário por parte da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). Nesse cenário, os clubes rio-grandinos encaram a realidade de aumento inesperado de despesas por conta da prorrogação da duração do campeonato.
Rio-grandinos esperam
“Mais meio mês de atraso [da competição] dá mais meia folha [salarial], meio mês de encargos, meio mês de refeições em alojamento, meio mês a mais de manutenção e pintura do gramado, meio mês a mais de água e luz alta”, lamenta o presidente do Riograndense, Paulo André Neves.
“Estamos aqui gastando dinheiro parado, esperando uma decisão”, diz o presidente do São Paulo, Paulo Roberto Costa. Segundo o mandatário do Rubro-Verde, o clube disputará as semifinais por se tratar de um “erro de fato e de direito” do Farroupilha. “Tu leu o regulamento, tu concordou que não pode. Para mim é irreversível, está decidido”, completa.
Fantasma não se entrega
Enquanto isso, o elenco do Farroupilha também segue treinando sob comando do técnico Rodrigo Bandeira no Nicolau Fico. Com oito pontos retirados na soma de dois julgamentos realizados no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RS) por dois casos de escalação irregular (pena de quatro pontos em cada situação), o Fantasma ficou com apenas três pontos.
Não fosse a pontuação deduzida, o Tricolor do Fragata somaria 11 e terminaria a primeira fase em segundo lugar do grupo B. Com os mesmos 11, o Riograndense liderou a chave e assim terminará independentemente do desfecho judicial. O São Paulo perderia a vaga como vice-líder em caso de reversão a favor do Farroupilha.
Semifinais
Cada semifinal vale um acesso à Série A-2 do Gauchão 2025. O confronto entre Riograndense e Real, de Tramandaí, segundo colocado da chave A, é certo. O outro duelo, neste momento, coloca frente a frente São Paulo e Gramadense. São partidas de ida e volta para definir quem vai à decisão da Terceirona e, de quebra, sobe de divisão.
Conforme o calendário oficial da FGF para 2024, o encerramento da competição deve acontecer em 30 de novembro. Treze datas foram disponibilizadas inicialmente, mas a desistência de vários clubes fará o campeonato chegar ao fim com os dois finalistas tendo atuado somente dez vezes.