Serão inauguradas, às 11h30min desta quarta-feira (6), as obras de melhorias no Aeroporto Internacional João Simões Lopes Neto (PET), em Pelotas. O investimento foi de cerca de R$ 51 milhões em um novo terminal de passageiros e na área externa.
As obras iniciaram em 2023, quando não se tinha a projeção de que o local serviria de rota emergencial durante o período em que o Aeroporto Salgado Filho esteve inoperante em função da enchente de maio. Somados às melhorias no aeroporto de Bagé, os investimentos chegam a quase R$ 95 milhões na Metade Sul do Estado.
De acordo com a CCR, concessionária que administra o PET, desde o início do projeto a ideia era ampliar o terminal de passageiros e fazer ajustes na área operacional externa para aumentar o processamento de passageiros. Mesmo com uma demanda 60% maior entre junho e setembro, o projeto seguiu o planejamento.
De acordo com a assessoria de comunicação da CCR, quando foi necessário receber a malha emergencial, por exemplo, o aeroporto de Pelotas já tinha algumas áreas prontas, como parte do terminal de passageiros. Assim, foi possível receber os novos viajantes. Só no terminal de passageiros, a área aumentou em 1.170 metros quadrados, ou seja, 125,80%.
O evento contará com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e do CEO da CCR Aeroportos, Fabio Russo. As equipes de engenharia irão detalhar as obras realizadas no terminal, sendo que as melhorias colocam o aeroporto no rol de companhias aéreas que passaram a apostar em rotas no Sul do Estado. Antes das enchentes, já haviam voos para Porto Alegre e São Paulo. Agora, o terminal opera voos para Florianópolis. “Porém a decisão de novas linhas cabe às cias. Mas o aeroporto está pronto e capacitado”, informa a assessoria.
Linha com Campinas continua
A Azul informa que após a retomada dos voos entre Porto Alegre e Pelotas, com quatro viagens semanais entre as cidades (segundas, quartas, sextas e domingos), a empresa seguirá com os voos para Campinas (SP), o principal hub da companhia, com conexão para outros 71 destinos, reforçando a conectividade com outros pontos. A companhia também esclarece que, “como empresa competitiva, está sempre atenta ao mercado e avalia constantemente as possibilidades de demanda na região”. No momento, porém, não há previsão de ampliação dos voos na cidade.
Obras em Pelotas
- Adequação de Resa (áreas de escape na pista) conforme legislação vigente;
- Sinalização de pátio de aeronave para acomodar três posições de código C;
- Implantação de Papi (sistema de ajudas visuais à navegação aérea);
- Reforma e ampliação do terminal de passageiros, saindo de 930 m² para 2,1 mil m², com modificações no check-in e esteira de bagagens.