Clima favorável e boas vendas. Essa é a expectativa dos 13 livreiros para o primeiro final de semana da 50ª Feira do Livro de Pelotas, que ocorre até o dia 17 deste mês na praça Coronel Pedro Osório. Além das centenas de títulos oferecidos e dos descontos e saldos, o evento oferece para o público atrações musicais para adultos e crianças, espetáculos de dança e teatro e, claro, o encontro com os autores.
“A expectativa é a melhor, todos os anos tem que melhorar, sempre para mais”, fala o livreiro Nilo Ramm, da livraria Prazer de Ler, de Canguçu. Especializado em feiras literárias e eventos, Ramm aposta no evento pelotense há 17 edições.
Outro antigo expositor, o livreiro Carlos André Souza e Silva, da Feito de Letras, também diz que a expectativa para esta edição especial está alta. “Faz 16 anos que eu faço a Feira. Esse ano a expectativa está melhor, porque estamos com uma previsão do tempo indicando poucas chuvas. Esse ano novamente vamos ter autores de peso vindo pra feira, então estamos bem empolgados”, diz.
Silva diz que não faltam títulos de sucesso e que os preços praticados são os melhores possíveis. “Temos promoções e um saldão muito grande. Também a gente tenta negociar com as editoras para trazer preços melhores”, fala.
Livro de presente
Em busca desses bons títulos e dos melhores preços, a professora e empresária Nilza Zurchimitten Rodrigues, 62 anos, foi à praça Coronel Pedro Osório com a amiga Soseli Scaglione Amaral, 71. Ambas são espíritas e títulos sobre a doutrina, além de biografias, são as leituras preferidas delas.
“A gente veio dar uma olhada, ver o que tem de diferente para depois pensar em comprar algo”, conta Nilza. A dupla costuma ir na Feira mais de uma vez por temporada, para olhar tudo e aproveitar com calma. “Adoro. No mínimo a gente fica em contato com as livrarias. Se não dá para comprar muito agora, a gente compra depois”, comenta Soseli.
As amigas gostam de aproveitar os preços e antecipar presentes de Natal para a família, especialmente para as crianças. “Livro é sempre um bom presente. Eu acho maravilhoso um livro ou vale livro, pelo menos eu gosto de receber”, avalia Nilza.
Bate papo com escritores
Neste final de semana, entre as atrações na Tenda Cultural está o projeto Conversa com os Autores. No sábado o encontro é com os escritores pelotenses, radicados em Porto Alegre, André Islabão e Luciana Konradth, que vão abordar o tema Arte e cura: o poder terapêutico das narrativas.
Islabão é médico e escritor, representante da slow medicine. O autor traz para o público os livros A arte de espantar dinossauros: como a arte pode inspirar a medicina e Risco de cair é voar.
Luciana Konradth, autora do recente Canto de palavras e pássaros, tem no currículo o livro de contos, Bordados do Tempo, Boiada de Elefantes e Outras Histórias Curtas e Caderno de Rascunhos e Outras Crônicas. “A minha escrita é muito instintiva. As histórias surgem de diversas formas e enquanto não escrevo, preciso conviver com os personagens. É um processo estranho. Como se fossem amigos que aparecem sem avisar e falam o tempo todo”, fala a autora.
No domingo as atrações do Conserva com Autores serão as escritoras Cláudia Tajes e Diana Corso, que vão abordar o tema Cartas entre mulheres numa hora destas? A dupla traz a Pelotas a obra Da sempre tua. O livro é uma correspondência entre C. e D., personagens da escritora Claudia Tajes e da psicanalista Diana Corso — que ora coincidem, ora se diferenciam das autoras.
Um Ford Sedan
Entre os autores que autografam neste sábado está Aramis C. de Barros, que lança a obra Memórias sobre rodas – A saga de uma família e seu Ford Town Sedan 1930. A obra é de Aramis e seu irmão Claudius D’Artagnan C. de Barros relata momentos da história da família Barros, na qual o protagonista é um Ford Town Sedan 1930. O veículo pertenceu à família nos anos 1950 e 1960 e que, recentemente, foi descoberto impecável nas mãos de um colecionador.