Sistema digital tenta desburocratizar serviços da prefeitura

Comunicação entre secretarias

Sistema digital tenta desburocratizar serviços da prefeitura

Programa apresentado pela Coinpel vai reduzir números de protocolos e agilizar o serviço público

Por

Atualizado sexta-feira,
01 de Novembro de 2024 às 17:44

Sistema digital tenta desburocratizar serviços da prefeitura
Entre os sistemas implementados, está o que permite reduzir o número de protocolos gerados a cada pedido. (Foto: Cíntia Piegas)

A Companhia de Informática de Pelotas (Coinpel) apresentou, nesta sexta-feira (1º), no Parque Tecnológico, nove sistemas que ampliam e agilizam a comunicação entre as secretarias, além de desburocratizar os serviços solicitados pelos cidadãos ao poder Executivo.

Essa foi uma promessa do plano de governo de Paula Mascarenhas (PSDB) colocada em prática na reta final da gestão. Entre os sistemas implementados, está o que permite reduzir o número de protocolos gerados a cada pedido. Além disso, o cidadão vai poder acompanhar pela Internet o andamento das solicitações encaminhadas.

De acordo com a prefeita, o programa Sistemas Digitais do Município vai facilitar a vida do usuário dos serviços públicos, a relação entre as secretarias, e gerar mais eficiência. “A minha ideia é entregar um governo digital, mais eficiente e enxuto. Já temos condições de tirar o papel de circulação.”

A chefe de governo lembra que é preciso haver cuidado com servidores e usuários que ainda são analógicos e que para isso haverá todo suporte. “Temos que entender o tempo de cada um. Hoje a sociedade anda afastada da política e rechaça muito a política. Muito porque os tempos são diferentes e a sociedade voa. A sociedade está na mídia social, internet a comunicação instantânea e o Poder Público é ainda é aquele paquiderme”, declarou. Para Paula, tudo que instrumentaliza o cidadão, torna a vida mais leve e mais fácil para todos.

Primeiro passo

Para o diretor presidente do Coinpel, Fernando Martins, a série de sistemas é a primeira etapa e consiste em beneficiar o funcionamento interno da prefeitura com mais celeridade, além de disponibilizar aplicativos para os cidadãos que demandam serviços.

“Um exemplo é o pedido de bloqueio de uma rua para evento. Assim que cai no sistema, dispara ao mesmo tempo para todas as secretarias envolvidas na liberação, que analisam a documentação. E ainda o solicitante poderá acompanhar o processo via online”, garantiu.

Para quem ainda não domina o mundo digital, o diretor explica que a pessoa pode fazer o pedido de casa, pela internet, ou na própria secretaria específica. Um dado importante apresentado é o sistema Projus, onde o município aproveita o banco de dados do Estado, o Eproc, para andamento nos processos que chegam à Procuradoria Geral do município. Atualmente são 21 órgãos com acesso, 17.466 demandas, 105.124 tramitações e 29.686 anexos.

Diferentes demandas

Além de solicitações para via pública, haverá ainda canal de denúncias de animais, ligados ao bem cuidar dos animais. Outro aplicativo é voltado aos imigrantes para evitar que eles precisem passar por vários órgãos quando chegam na cidade.

“Nós centralizamos as informações e todas as instituições terão acesso à ficha do imigrante.”  O sistema digital integrado também facilita a central de matrículas das escolas e a pretensão é que daqui a 60 dias, pais e responsáveis possam acompanhar de casa o rendimento escolar do estudante.

Investimentos

Para colocar em funcionamento, a Coinpel vem investindo em equipamentos e otimizando perdas com sistemas de segurança de dados e a troca de computadores. Além disso, está sendo ampliado o mezanino do espaço da Coinpel no Parque Tecnológico para que possa receber máquinas e equipamentos mais potentes.

Acompanhe
nossas
redes sociais