Pelo terceiro mês consecutivo, Pelotas registra saldo positivo na geração de empregos em setembro. Rio Grande apresenta o quarto mês consecutivo em que o número de admissões supera o de demissões, conforme dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O Rio Grande do Sul também criou 10,2 mil postos de trabalho formais.
O bom cenário de recuperação após a catástrofe climática de maio se deve, na opinião do professor de Economia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Marcelo Passos, especialmente a dois fatores: a criação de políticas públicas de incentivo à qualificação profissional pelo governo do Estado e crescimento moderado da economia brasileira associada à queda de juros.
“O setor de serviços está se recuperando em vários municípios. A partir do Programa RS Qualificação, por exemplo, novos empregos foram gerados”, comenta. Em Pelotas, no mês de setembro, o saldo foi positivo em 164 novas vagas. Já em Rio Grande, o saldo positivo foi de 121. Em ambas as cidades, o número foi puxado pelo setor de serviços.
Contratações em alta
De acordo com a gerente de uma loja de variedades, localizada no centro de Pelotas, Fernanda Nunes, no mês de setembro foram quatro contratações devido a expansão da loja. “Em outubro contratamos mais três pessoas e em novembro pretendemos contratar dois estagiários e três funcionários devido a movimentação de Natal”, explica.
A atendente da loja, Andreina Rockembach, buscava uma vaga no comércio após trabalhar um período com limpeza e também como manicure. “Adoro o trabalho em loja. Tentei várias vezes antes mas nunca tinha conseguido por falta de experiência. Aqui me deram a oportunidade”, comemora.
Brasil
A geração de empregos com carteira assinada no Brasil segue em curva ascendente. O país fechou o mês de setembro tendo registrado a criação de 247.818 novos postos formais de trabalho. O saldo em setembro foi positivo nas 27 unidades da Federação. O número representa 15.305 empregos a mais do que o registrado em agosto, quando foram geradas 232.513 novas vagas.