Mais de dez mil pessoas devem visitar cemitérios até sábado

Homenagens

Mais de dez mil pessoas devem visitar cemitérios até sábado

Nos dois principais da cidade, movimentação começou durante a semana com a limpeza dos túmulos

Por

Mais de dez mil pessoas devem visitar cemitérios até sábado
População enfeita túmulos de figuras conhecidas de Pelotas, como a Cigana Terena, o mais procurado. (Foto: Jô Folha)

Mais de dez mil pessoas devem passar pelos principais cemitérios de Pelotas e Capão do Leão até sábado (2), feriado de Finados. A data, destinada a homenagear os entes queridos, é marcada pela realização de missas no sábado no Cemitério São Francisco de Paula e no Memorial Parque, além das visitas de familiares e amigos que deixam flores e orações também no São Lucas e no Boa Vista. A celebração universal aos mortos também é sinônimo de boas vendas para as floriculturas. Além das 15 bancas fixas na avenida Duque de Caxias, mais cinco se inscreveram, assim como mais sete no Cemitério da Boa Vista, na Sanga Funda.

Para a funcionária de uma das bancas no Fragata, a expectativa é de aumento de vendas em relação ao ano passado pela movimentação antecipada do público. “Começamos a preparar as flores há 15 dias e já tem bastante pessoas buscando tantas flores naturais, para quem só visita, e as artificiais, para aqueles familiares que preparam os túmulos sempre nesta época do ano”, relata Juliana Duarte Miranda, 21, que há três anos trabalha no ramo de venda de flores. O custo varia conforme o produto, ou seja, tem a unidade de uma flor por R$ 4,00 até arranjos de R$ 30,00.

Quem adquiriu dois ramos de margaridas artificiais para enfeitar o túmulo de um parente foi o funcionário da usina termelétrica de Candiota, Guilherme Tavares Farias, 43. Ele é natural de Pelotas e mora em Bagé e aproveitou a vinda à cidade para visitar o cemitério e deixar os túmulos dos familiares ali sepultados arrumados para o Dia de Finados. “Estamos aproveitando o dia para homenagear nossos parentes”, resume. Já aposentada Cláudia Almeida, 72, prefere flores naturais. “Eu venho antes, pois é mais fácil e não tem tanto movimento”.

Memória da cidade

No mais famoso dos túmulos, embora o Cemitério São Francisco de Paula guarde em seus mausoléus da parte antiga a história da cidade com os jazigos de Barão de Santa Tecla, Gonçalves Chaves, Coronel Pedro Osório, João Simões Lopes Neto e Antônio Caringi, entre tantos, o da cigana Terena ainda é o mais procurado e adorado. A cartomante Cassiana Antunes Nunes, 24, alcançou uma graça após pedir à cigana pela vida da amiga. “Eu fui atendida e venho aqui todos os dias agradecer”.

Boa Vista e São Lucas

No Cemitério da Boa Vista, administrado pela prefeitura, a Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) realiza mutirão de roçado e recolhimento de entulhos, bem como serviços de limpeza, roçado e manutenção de vias no entorno do cemitério. No mesmo local está o Cemitério São Lucas, que é privado. Lá as visitações ocorrem das 7h às 18h.

Acompanhe
nossas
redes sociais