“Vamos trabalhar com a máxima democracia”
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Terça-Feira3 de Dezembro de 2024

Eleições 2024

“Vamos trabalhar com a máxima democracia”

Fernando Marroni fala sobre as expectativas para o futuro governo e articulações políticas

Por

“Vamos trabalhar com a máxima democracia”
Petista aposta na expectativa de receber recursos a fundo perdido do governo federal para reequilibrar as contas do Executivo municipal. (Foto: Jô Folha)

No primeiro dia após o resultado do segundo turno, o prefeito eleito de Pelotas, Fernando Marroni (PT), concedeu entrevista ao A Hora do Sul avaliando o resultado das urnas e projetando a preparação para assumir o governo a partir de 1º de janeiro. “É a vitória do povo de Pelotas contra uma aventura que se apresentou aqui na nossa cidade, que não é daqui”, classificou.

O futuro prefeito assumirá a prefeitura tendo minoria na Câmara de Vereadores. Ele afirma, no entanto, que não fará uma administração ideológica. “Nós queremos conversar com o centro, com a direita, com a esquerda, com os democratas que têm a missão junto conosco de resolver o problema de Pelotas”, disse.

“Vamos apresentar nossas propostas, nosso projeto de governo, e vamos buscar apoio dos vereadores, porque não é um apoio para o prefeito, é para as políticas públicas e para o povo de Pelotas. Vamos trabalhar com a máxima democracia, sou do diálogo e da construção coletiva e quero trabalhar junto com a Câmara de Vereadores para que Pelotas possa avançar”, disse Marroni.

O petista ainda não anunciou qual será a estrutura de secretarias, mas afirmou que irá reduzir o número de pastas. “Temos um desenho mais ou menos alinhado sobre a estrutura da prefeitura e o tamanho da máquina pública que tem que ser reduzida. Uma nova secretaria das Mulheres, que foi um compromisso no nosso programa de governo”, disse.

Para 2025, o atual governo projeta um déficit orçamentário de R$ 191,7 milhões. Marroni aposta na expectativa de receber recursos a fundo perdido do governo federal para reequilibrar as contas.

Prioridades de gestão

Entre as prioridades imediatas da gestão, Marroni cita os problemas de zeladoria e de drenagem urbana de Pelotas. “A cidade não pode continuar alagando a toda hora. As vias precisam de uma melhora imediata no seu pavimento. A prioridade de médio e longo prazo é o desenvolvimento econômico da cidade para a geração de emprego e renda para que a cidade possa avançar”, pontua.

A sua promessa para o primeiro dia de governo é um mutirão para limpeza e melhorias na zeladoria da cidade. Marroni diz que pretende fazer isso já durante a transição, ampliando os contratos atuais com as empresas que realizam a limpeza das ruas e organizando o trabalho de melhorias nas vias.

O pelotense é o quarto prefeito eleito pelo PT na metade Sul do estado. Além dele, foram eleitos Darlene Pereira em Rio Grande, Zelmute Marten em São Lourenço do Sul e Luiz Fernando Mainardi em Bagé.

Marroni destaca, porém, a importância da articulação conjunta dos prefeitos, independentemente dos partidos. “Já fizemos isso de 2001 a 2004 quando conseguimos um grande volume de recursos do Banco Mundial. Vamos fazer isso de novo. Precisamos estar unidos na nossa região para alavancar o desenvolvimento”, diz.

Acompanhe
nossas
redes sociais