Promotor eleitoral considera pleito dentro da normalidade em Pelotas

Eleições 2024

Promotor eleitoral considera pleito dentro da normalidade em Pelotas

André Borba relata um registro de boca de urna, configurando propaganda irregular

Por

Promotor eleitoral considera pleito dentro da normalidade em Pelotas
Borba concedeu entrevista durante transmissão ao vivo do A Hora do Sul (Foto: João Pedro Goulart)

O promotor eleitoral André Borba, da 34ª Zona Eleitoral de Pelotas, participou por volta das 16h30min deste domingo (27) da transmissão ao vivo do A Hora do Sul sobre o segundo turno da eleição na cidade.

Borba considera “dentro da normalidade” o andamento do pleito em Pelotas. Ele confirma uma denúncia de boca de urna, com contratação de pessoas para distribuir panfletos.

“Não tivemos nada na noite de ontem [sábado]. Aliás, durante o dia também não tivemos nada que tenha chegado. No primeiro turno, a véspera do dia da eleição também não registrou ocorrência. Nesse sentido, a eleição em Pelotas nos dias anteriores ao pleito, tanto no primeiro quanto no segundo turno, foi de dias bem tranquilos”, diz o promotor.

“Essa eleição municipal de 2024 se desenvolveu de uma forma que se pode dizer dentro da normalidade”, resume.

Boca de urna

“Tivemos conhecimento, embora não tenhamos recebido formalmente a documentação, que em uma das situações a BM flagrou a situação de boca de urna porque haveria utilização de bandeiras, caracterizando uma situação irregular que ultrapassava aquela mera manifestação silenciosa e individual, que é permitida”, explica, sobre o registro feito durante a tarde.

O crime de boca de urna prevê pena de até um ano de detenção, mas é considerada infração penal de menor potencial ofensivo. Isso permite a chamada transação penal, propondo ao autor do fato uma pena não privativa de liberdade, com prestação de serviços comunitários, desde que o autor preencha determinados requisitos.

Apuração

O promotor André Borba explica que, chegada a hora da apuração, os dados das urnas são remetidos ao cartório eleitoral para que promova o envio para a totalização junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Acompanhe
nossas
redes sociais