Em entrevista ao A Hora do Sul, o Comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar o tenente-coronel Paulo Renato Scherdien falou sobre a segurança durante o dia de votação em Pelotas.
Scherdien diz que todo o efeito está sendo utilizando neste domingo (27), iniciando a operação antes mesmo de começar a votação. “Já iniciamos o primeiro turno como a gente diz na madrugada, várias as urnas espalhadas nas escolas, então redobrou os patrulhamentos nesses locais. Agora no turno da manhã e da tarde na eleição estamos com policiais em diversos locais de votação. As patrulhas motorizadas percorrendo e a gente atendendo as denúncias, as chamadas”.
O Comandante do 4º BPM também citou que apesar da “tranquilidade” até o começo da tarde, tiveram várias denuncias por boca de urna. “Nós tivemos uma noite muito tranquila, sem nenhuma ocorrência eleitoral. Tem chegado bastante denúncia de boca de urna, mas a gente só tem um registro de ocorrência, mas que não foi boca de urna e sim essas bandeiras afixadas durante o dia em uma estrada rural. Foi feito um termo circunstanciado para o proprietário. O morado filiado a um partido ele colocava e tirava a bandeira, mas hoje não pode”, disse.
Duas mulheres são detidas por boca de urna em Pelotas
Apuração
Em Pelotas, o IFsul e o Ginásio Municipal da Educação – Prof. Orocindo Azevedo “Karosso” são os locais que são feitas as apurações. Scherdien garante efetivo reforçado nos dois locais.
Comemoração após resultado
O Mercado Público e o Altar da Pátria são os locais preparados para acontecer a festa do novo prefeito eleito em Pelotas. O tenente-coronel também promete reforço do patrulhamento nos locais assim que tiver um encaminhamento do vencedor.
“Para garantir a segurança de toda a população e evitar algum problema que possa surgir. Estamos com a força-tática mobilizada para isso. Policiamento ostensivo também para garantir que a gente consiga terminar esse momento da democracia com tranquilidade, aceitação, sem conflito. […] Todos devem ter cuidados com o seu aparelho celular, não levem muitos pertences, leve água”, pede o Comandante do 4º BPM”, concluiu.