Até às 13h3min deste domingo (27), o 2º turno das eleições, que ocorrem em cinco municípios, registrou quatro ocorrências. Uma delas foi em Pelotas e está relacionada com boca de urna. Canoas também teve esse tipo de ocorrência, além de uma desobediência. Em Porto Alegre, o registro foi de calúnia.
De acordo com o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Paulo Renato Scherdien, pela manhã foi confeccionado um Termo Circunstanciado (TC) bandeiras de um candidato na estrada da Barbuda, Zona Rural de Pelotas.
No início da tarde, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, conversou com jornalistas no Centro de Divulgação das Eleições (CDE), no edifício-sede do TSE, em Brasília. Ela disse aos jornalistas que se reuniu com forças de segurança e que foi informada de que a votação em todo o país ocorre sem intercorrências. “Então, estamos realmente tendo um domingo democrático, um domingo de eleições sem nenhum tipo de dificuldade”, declarou a magistrada.