Terceira etapa do restauro do Conservatório de Música passa na LIC-RS

Fomento

Terceira etapa do restauro do Conservatório de Música passa na LIC-RS

Entre outras ações, projeto da Santa Fé Produtora & Patrimônio prevê pintura geral do prédio histórico

Por

Terceira etapa do restauro do Conservatório de Música passa na LIC-RS
Nova fase prevê a instalação de banheiro com acessibilidade no prédio histórico (Reprodução)

A terceira etapa do restauro do Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas foi aprovada pela Lei de Incentivo à Cultura estadual, a confirmação veio através do Diário Oficial do Estado de ontem. Esta última fase será contemplada com o valor de R$1.480.593,16, o projeto é da Santa Fé Produtora & Patrimônio. 

Josiele Castro, produtora cultural responsável pelo projeto, explica que o recurso será para a instalação de um banheiro com acessibilidade. “Porque a gente tem o elevador, mas não tem banheiro acessível”, comenta Josiele Castro. 

Além desta obra, será feita a reforma de um telhado auxiliar que fica sobre os banheiros do local. Para finalizar será realizada a pintura geral do prédio histórico, que voltará a cor original, em tons de bege.

A produtora explica que para projetos de bem tombado em nível federal ou estadual é possível optar pelo uso do recurso direto Fundo de Apoio à Cultura (FAC), o que ela pretende fazer. A captação direta do recurso agiliza o processo, avalia Josiele. “Por mais que a gente já saiba quem são e o quanto cada patrocinador poderá dar, por vezes é preciso esperar o melhor momento para a empresa fazer a doação. A gente sempre captou os valores inteiros dos projetos, mas tem demoras e com o FAC a gente acredita que a demora não passe de dois a três meses. Vai ser rápido”, diz.

Com essa perspectiva a produtora cultural espera que a obra no Conservatório seja retomada no primeiro semestre de 2025. Em setembro foi inaugurado a acessibilidade (rampa e elevador) ao prédio, construído entre 1880 e 1881. Esta segunda fase ficou orçada em R$ 1.205.086,20.

Outros projetos aprovados

A Santa Fé  Produtora & Patrimônio teve ainda mais dois projetos aprovados pela LIC-RS, um deles se relaciona à obra da exedra da Catedral Anglicana do Redentor. “É a casa que fica aos fundos da Catedral, ela se equivale ao salão paroquial da igreja católica”, explica Josiele. 

A exedra é ainda uma fonte de custeio, por ser um local onde são feitos eventos sociais e culturais, tanto da igreja quanto da comunidade. “Vamos refazer todo o telhado, tornar o banheiro acessível, fazer rampa de acessibilidade e reparar o piso”, comenta. 

O projeto do Teatro Municipal do Rio Grande também foi contemplado. No espaço será refeito todo o palco. Ainda será complementado o sistema de sonorização e colocado os carpetes termo acústicos nas paredes. 

Acompanhe
nossas
redes sociais