“Queremos que o comércio local siga firme”

Abre aspas

“Queremos que o comércio local siga firme”

Tuane Hackbart é organizadora Festival Co.mundo

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“Queremos que o comércio local siga firme”
Tuane tem 27 anos e é técnica em vestuário (Foto: Arquivo pessoal)

Tuane Hackbart, 27 anos, é técnica em vestuário e designer de moda. A Feira Artwear é um evento que nasceu da necessidade de Tuane e sua sócia, Letícia Silva, enquanto marca de roupas Runas, em ter um evento local focado em moda autoral. Em 2023, juntamente com a Co.Place Coworking, aconteceu a primeira edição dentro do Festival Co.mundo, que já é organizado anualmente. Agora está sendo organizada a terceira edição, neste sábado (26), no Pelotas Parque Tecnológico, das 15h às 22h. O tema será “Produção de Moda”, que é a parte mais vista pelo público dentro do mundo da moda: desfiles, editoriais e até mesmo os conteúdos das redes sociais.

Como surgiu o interesse pelo design de moda e o que te motivou a seguir esse caminho?

Venho de uma família de costureiras: avós, tias, dindas e minha mãe. Eu não tinha como fugir. Depois, junto ao ensino médio, cursei Técnico em Vestuário no CaVG, onde conheci a Letícia Silva, minha melhor amiga e sócia na Runas e na Artwear. Foi nesse curso que aprendi que a moda é além da costura em si. O Design de Moda veio logo após, para aperfeiçoar ainda mais o que já conhecia e onde pude criar a marca. Acho que era o meu destino.

Qual foi o maior desafio em trazer um evento focado na moda autoral para Pelotas?

O maior desafio é mostrar para as pessoas a importância da moda autoral e o valor agregado das peças. Atualmente, o mercado de varejo de moda online tem ganhado força, onde as peças são baratas e a mão de obra não é valorizada. Queremos mostrar a importância dessa valorização e que a produção artesanal tem seu valor, quase como peças de luxo.

De que forma a Feira Artwear tem contribuído para o cenário da moda autoral na região?

Somos o espaço além do online, para as marcas estarem em frente ao seu público, onde podem falar sobre os processos que acontecem até chegar ao produto final. Além disso, sempre estamos em busca dos alunos dos cursos de moda de Pelotas para estarem junto ao evento, como voluntários. Queremos ser essa ponte entre a parte acadêmica e a parte comercial da moda, fazendo com que os alunos saiam dos cursos sabendo que têm apoio, para que queiram permanecer na região com suas marcas, e o comércio local siga firme.

O tema da terceira edição da Feira Artwear é “Produção de Moda”. Como você acredita que essa abordagem pode ajudar as marcas a se conectarem com o público?

A produção é parte com maior visibilidade dentro da moda para o público em geral, é de onde vem o interesse em consumir moda. É dentro da produção de moda que estão os desfiles, editoriais e até mesmo a produção de conteúdo para as redes sociais. Como é a maneira mais simples de chegar até o público, a intenção é que o networking entre as marcas traga novas ideias e novas parcerias, aumentando o público de cada uma.

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