Eleitores voltam às urnas para escolher o novo prefeito de Pelotas

Segundo turno

Eleitores voltam às urnas para escolher o novo prefeito de Pelotas

O pleito se inicia às 8h e vai até às 17h. Quem não votou no primeiro turno pode votar no segundo

Por

Atualizado sábado,
26 de Outubro de 2024 às 18:34

Eleitores voltam às urnas para escolher o novo prefeito de Pelotas
Pelotas é a única cidade da Zona Sul com segundo turno (foto: Jô Folha)

A partir das 8h deste domingo, 248,6 mil eleitores devem voltar às urnas para eleger o prefeito de Pelotas pelos próximos quatro anos. Com maior votação no dia 6 de outubro, disputam a cadeira do Executivo Fernando Marroni (PT), que teve 68.443 votos (39,60%) e Marciano Perondi (PL), com 54.736 votos (31,67%). O desafio dos candidatos até a reta final da campanha foi convencer os 60,5 mil eleitores que se abstiveram a depositar o voto neste domingo.

Uma das facilidades para o eleitor é a gratuidade de ônibus urbano, rural e inter-municipal. O objetivo é não gerar despesa de transporte aos usuários eleitores, o Município e o Estado implementaram os deslocamentos gratuitos para quem for votar no segundo turno das eleições.

No domingo (27), moradores das áreas urbana e rural de Pelotas contarão com passe livre durante todo o dia e, além da tabela normal de domingos, os ônibus urbanos das linhas de maior demanda circularão com aumento de 33% dos horários, enquanto na zona rural a linha Maciel terá acréscimo de quatro horários – dois de ida e dois de volta. As tabelas de horários estarão disponíveis nos sites www.portalprati.com.br e www.empresasantacruz.com.br.

Em ordem

O que já está pronto são as urnas. Na sexta-feira teve a audiência de verificação, a audição zerésima e todas foram levadas para os locais. De acordo com o chefe de Cartório da 164ª Zona Eleitoral, Rodrigo Weber Teixeira, neste sábado, elas serão ligadas para confirmar os dados da seção.

Em Pelotas são 118 locais de votação na cidade e na zona rural divididos em três Zonas Eleitorais, sendo a maior delas a 60ª onde votam mais de cem mil eleitores. Já o maior colégio eleitoral fica na Escola Estadual Osmar da Rocha Grafulha (CI-EP), com 10.126 eleitores. Logo depois vem o colégio Sylvia Mello 8.413 votantes, seguido do Colégio Pelotense, com 7.272. No Instituto de Educação Assis Brasil, onde vota o governador Eduardo Leite, são 6.793.

Não votei no primeiro turno e nem justifiquei. O que devo fazer?

Os eleitores aptos que não votaram no 1° turno das Eleições Municipais de 2024, ocorrido em 6 de outubro, podem e devem participar do 2º turno do pleito. A Justiça Eleitoral considera cada turno de votação uma eleição independente para efeito de comparecimento da eleitora ou do eleitor à urna eletrônica.

Horário da votação

No domingo, a votação será aberta a partir das 8h, do horário de Brasília, com encerramento às 17h.

Documentos para votar

No dia da eleição, é necessário levar um documento oficial com foto: carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho, Documento Nacional de Identidade (DNI) ou carteira nacional de habilitação (CNH).

Perdi meu título, posso votar?

O eleitor que souber seu local de votação pode votar sem o título, levando apenas um documento oficial com foto.

Consulta do local de votação

Para consultar o local de votação, acesse o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), entre na aba de serviços eleitorais e em seguida de autoatendimento e em consultar local de votação. Informe o nome completo ou o número de CPF/título eleitoral, a data de nascimento e o nome da mãe.

E-Título

O prazo para baixar o e-Título, versão digital do título de eleitor termina neste sábado (26). O aplicativo pode ser utilizado como documento de identificação para votar e acessar o endereço do local de votação, além de permitir a realização da justificativa pela ausência na votação. Além disso, por meio de ferramentas de geolocalização, o app guia a pessoa até a respectiva seção eleitoral.

O que pode levar para a cabine de votação?

Na cabine de votação, o eleitor poderá levar apenas um papel com os números dos candidatos em que irá votar. Itens como celulares e equipamentos eletrônicos são proibidos.

Acompanhe
nossas
redes sociais