Entre quarta (23) e quinta-feira (24), o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) fiscalizou as 11 indústrias de embutidos de inspeção municipal em Jaguarão. Foram apreendidos cerca de 300 quilos de carne, linguiças e produtos de origem animal impróprios para consumo. Dois locais foram interditados devido às péssimas condições de higiene.
Oito estabelecimentos tinham irregularidades, como produtos vencidos, sem procedência, armazenados de forma inadequada e alguns comercializados sem inspeção sanitária, e foram autuados. As instalações, equipamentos e utensílios usados para manipular os alimentos apresentavam sujeira, ferrugem e mofo.
A ação de fiscalização foi realizada pelo promotor de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Porto Alegre, juntamente com o promotor de Justiça Mauro Rockenbach, da Promotoria de Justiça Especializada Criminal de Porto Alegre, Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e o Serviço de Inspeção Municipal de Jaguarão.