A poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus (sorotipos 1, 2, 3), podendo infectar crianças e adultos por via fecal-oral. Há 30 anos o Brasil erradicou a enfermidade, também conhecida como paralisia infantil, mas os baixos percentuais de cobertura vacinal colocam em xeque todo um trabalho universal de prevenção.
Por isso, no Dia Mundial de Combate à Poliomielite, celebrado nesta quinta-feira (24), a prefeitura de Pelotas e o Rotary Internacional se unem para conscientizar sobre a atualização da caderneta.
De acordo com o governo municipal, até setembro deste ano a cobertura da vacina injetável contra a pólio atingiu 82,4% do público, enquanto a dose oral, 70,21% do público-alvo.
As ações do Rotary começaram no dia 14 e vão até o início de novembro com a presença do Zé Gotinha. O ponto alto da mobilização seria amanhã na Casa das Vacinas, mas a edição foi cancelada em função do decreto de luto. A prefeitura informou que o serviço segue sendo prestado. Também está prevista a realização da Semana Mundial Interact, em conjunto com parceiros voluntários.
De acordo com o governador do Distrito 4680, Sidnei Conrad, há quatro décadas o Rotary Internacional se comprometeu em erradicar a doença no mundo. Como a sistemática de vacinação tem mostrado resultado positivo, o caminho para a realização de nossa meta global é continuar promovendo a importância da vacinação, bem como captando recursos para o fundo pólio plus.
Ele adianta que a vacina contra pólio não será mais em gotinha, e sim injetável, para maior eficácia.
Quem Ama Protege
A prefeitura de Pelotas mantém a 3ª edição da campanha de recuperação das coberturas vacinais Quem Ama Protege, das 9h às 16h30min, na Casa da Vacina, na rua Gonçalves Chaves, 437, porém sem as atividades recreativas e sem o Zé Gotinha, em função do luto pela morte de nove pelotenses em acidente no Paraná. A iniciativa tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal das crianças e adolescentes com menos de 15 anos de idade.
As crianças poderão receber as vacinas essenciais – poliomielite, meningocócica C conjugada, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e febre amarela, conforme a avaliação da caderneta de vacinação. Inicialmente marcado para o dia 11 deste mês, o evento foi transferido para esta sexta-feira em razão da chuva.