Laranjal registrou movimento em domingo de sol
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Segunda-Feira25 de Novembro de 2024

Turismo

Laranjal registrou movimento em domingo de sol

A dois meses do início do verão, população relata problemas de infraestrutura

Por

Atualizado domingo,
20 de Outubro de 2024 às 18:49

Laranjal registrou movimento em domingo de sol
Visitantes e moradores das praias seguem convivendo com impactos da enchente (Foto: Jô Folha)

A dois meses para o começo oficial da temporada de verão, moradores, comerciantes e população que frequenta o bairro Laranjal seguem apreensivos com as atuais condições de infraestrutura apresentadas pelos balneários. Nos dois principais, o Santo Antônio e Valverde, ainda é possível verificar entulhos da última enchente na orla da praia.

De acordo com a presidente da Asclar, Associação Comunitária do Laranjal, Susana Gama, apesar de as enchentes de maio terem atuado como agravante, os principais problemas enfrentados pelos moradores são antigos e de conhecimento do poder público. “Enfrentamos sérios problemas de falta de manutenção nas ruas. Quando a patrola vem, ela passa no máximo em uma ou duas. A rua Taquari, caminho para a Escola Campos Barreto, por exemplo, segue praticamente intransitável, assim como várias outras”, diz.

Mesmo quem não é morador do Laranjal e frequenta somente a orla da praia percebe a necessidade de melhorias. O casal Roberto Coelho e Maria Coelho, moradores do bairro Py Crespo, visitam o Laranjal todo o domingo para descansar e se distrair. “A praia já poderia estar melhor, mais limpa e mais bem cuidada”, avalia Coelho. Para sua esposa, o sentimento é de tristeza ao olhar ao redor. “Parece que o Laranjal não vai voltar a ser o mesmo. A praia está muito abandonada”, diz.

Comércio apreensivo

Há 32 anos com loja no Shopping Laranjal, Gloria Silveira não tem boas perspectivas para a temporada 2024/2025. “Geralmente no começo da temporada, a infraestrutura da praia dá uma melhorada, mas até agora o Laranjal segue muito atirado. As ruas estão problemáticas, dificultando o deslocamento”, comenta.

De acordo com Glória, isso vem prejudicando as vendas, que já tiveram grande impacto em maio, quando sua loja passou 40 dias fechada. “A cada ano o faturamento da loja vem diminuindo, especialmente porque nosso bairro está muito abandonado nos últimos quatro anos”, avalia.

Recentemente aberta após o período de enchentes, uma farmácia também localizada no Shopping Laranjal segue com crescimento de vendas lento, avalia a atendente Lidiane Oliveira, que também é moradora do bairro. “Movimentação deu uma melhorada no último mês, mas ainda segue lenta. Observamos que isso se dá em função de muitos moradores ainda não terem voltado para suas casas”, argumenta.

Reparos pontuais

Para Susana, um dos principais problemas enfrentados nos últimos anos é justamente melhorias pontuais, uma vez que antigos problemas seguem sem solução. “Ações voltadas só para o verão é um assunto que chateia demais os moradores. Porque nós passamos aqui o ano inteiro com ruas intransitáveis, nossos carros vivem na oficina.”

Outra preocupação que relata a representante dos moradores são os frequentes alagamentos pós-enchente. “A drenagem precisa ser recuperada urgentemente. Mas, no momento, nossa preocupação maior é com o dique do Valverde, que segue com parte em manutenção.”

Preparação temporada de Verão 2024/2025

Em nota, a Prefeitura de Pelotas informa que trabalha para entregar nas próximas semanas as melhorias para a temporada de Verão 2024/2025 no Laranjal. De forma preparatória, consta no cronograma a execução da recuperação do dique do Valverde; uma nova ação de patrolamento prevista para os próximos dias; a limpeza da microdrenagem que se encontra no Balneário dos Prazeres deverá seguir para o Balneário Santo Antônio; na zeladoria, estão em andamento os serviços de limpeza e roçado nas praças e áreas verdes.

Ainda com previsão de execução prévia ao começo da temporada estão os projetos inscritos no Plano Rio Grande, em fase de licenciamento e estudos solicitados pelo governo do Estado (dentre eles a desobstrução da rede de esgoto no Laranjal e a requalificação do sistema de macrodrenagem e de proteção contra as cheias do bairro) e, sob responsabilidade do Sanep, instalação e conservação dos sanitários, chuveiros, ponto de hidratação para o Verão no Laranjal.

A nota ainda informa que durante toda a temporada de verão terá ações culturais e esportivas realizadas em parceria com o Sesc. Também, em breve, será divulgada a programação do Réveillon. Durante os meses de Verão, diariamente haverá limpeza na areia da praia.

Acompanhe
nossas
redes sociais