Neste domingo (20) ocorre mais uma edição da festa religiosa que é uma das mais tradicionais da região Sul: a 39ª Romaria de Nossa Senhora de Guadalupe. Neste ano, a peregrinação tem o lema “Com Maria jubilosos peregrinamos como irmãos”, em preparação para o jubileu de 2025. São esperados em torno de 15 mil visitantes no Santuário de Guadalupe, localizado na Cascata.
De acordo com a programação, os festejos da padroeira da América iniciam às 7h com a missa na Paróquia Santo Antônio, localizada no Laranjal. De lá, o quadro-imagem da santa sai em procissão até a Cascata. A celebração é encerrada às 15h30min com as bênçãos individuais aos fieis. “A romaria acontece já em preparação para o grande jubileu do ano santo de 2025, dos dois mil e vinte cinco anos do nascimento de Jesus. Acontece dentro desse ano de oração”, explica o padre Wilson Fernandes.
Momento de encontro de toda Arquidiocese de Pelotas, a Romaria de Nossa Senhora de Guadalupe reúne milhares de pessoas todos os anos. “É um grande momento de encontro da arquidiocese para celebrar como irmãos para celebrar a fé”. Nesta edição, a celebração é dedicada a gratidão a Deus e aos gestos de solidariedade prestados durante a enchente que atingiu o Rio Grande do Sul. “Na nossa arquidiocese sete paróquias foram atingidas, então queremos agradecer a Deus todo o trabalho feito e rezar por aqueles que faleceram e contribuíram”.
O Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe fica localizado no quilômetro 88 da BR 392, na Cascata.
Programação
6h30min – Missa para as equipes de trabalho
7h – Missa na Paróquia Santo Antônio (Laranjal), com a saída do quadro-imagem até o Santuário
9h – Concentração no Largo da Cascata
10h – Missa Solene
12h – Almoço partilhado
14h – Oração do Rosário
15h – Benção do Santíssimo Sacramento
15h30min – Bênçãos individuais