As arrecadações presenciais do Trote Solidário acontecem neste sábado (19), das 9h às 19h, em vários supermercados de Pelotas. Esta é a segunda edição da atividade na cidade neste ano.
Organizada pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), a iniciativa conta com a parceria do Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul, das faculdades de medicina, dos hemocentros e da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan). Três supermercados Nacional e o Carrefour recebem a atividade.
As doações de alimentos vão para a Fundação Gaúcha de Bancos Sociais que faz a destinação às instituições cadastradas.
Empatia na prática
Para a estudante de Medicina e diretora do Núcleo Acadêmico do Simers (NAS), Ana Paula Rodrigues, além de caracterizar uma forma diferente de acolher os calouros de maneira mais consciente, o trote também reforça o engajamento de futuros médicos com a comunidade. “Fazer parte de um projeto que une os estudantes de medicina em prol de causas sociais me mostra sempre o verdadeiro impacto que a gente pode ter na vida das pessoas”, diz a diretora.
Outras ações
Além de arrecadar alimentos presencialmente em alguns finais de semana nas cidades universitárias e via online pelo site trotesolidario.com.br, a ação também movimenta os alunos para a coleta de sangue e cadastro para doação de medula óssea, em parceria com os hemocentros de cada cidade onde acontecem as ações de solidariedade.
Ao todo, já foram mais de nove mil bolsas de sangue coletadas junto aos hemocentros de todo o estado, sem falar na arrecadação de cerca 8,5 mil quilos de tampinhas, posteriormente revertidas à Aapecan. Outro exemplo de cidadania foram os mais de 31 mil livros doados para cursinhos populares de pré-vestibular.