O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale, confirmou nesta quinta-feira (17) que a agência encaminha para 2025 o novo leilão de concessão do Polo Rodoviário Pelotas, que abrange 457 quilômetros das BRs 116 e 392. A informação foi dada ao deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB), em Brasília.
A previsão é de que a nova concessionária seja conhecida até novembro de 2025 para substituir a Ecosul, vencedora da licitação de 1998 cujo contrato se encerra em 2026. Até o final deste ano deve ser concluído o estudo de viabilidade do leilão, além de serem realizadas audiências públicas para que a comunidade possa fazer sugestões.
A expectativa é de que um novo contrato leve à redução do valor do pedágio, atualmente em R$ 19,60 para carros, além da adoção do sistema free flow, sem a necessidade de praças de pedágio físicas.
Trzeciak comemorou a novidade. “O nosso empenho é esse. Mostrar o compromisso com a Metade Sul, com uma tarifa que seja muito menor, para que a gente possa crescer, se desenvolver”, disse o deputado.
A notícia veio após o Tribunal de Contas da União (TCU) cobrar que a ANTT apresente em até 90 dias um cronograma para o processo licitatório da concessão do polo rodoviário.