Companhia de dança traz o espetáculo Juerga para Pelotas
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quinta-Feira21 de Novembro de 2024

Intervenção Artística

Companhia de dança traz o espetáculo Juerga para Pelotas

A porto-alegrense Del Puerto se apresenta neste sábado, às 17h, no largo do Mercado Central

Por

Atualizado quinta-feira,
17 de Outubro de 2024 às 16:06

Companhia de dança traz o espetáculo Juerga para Pelotas
Improviso é um dos elementos da dança flamenca (Foto: Chico Lisboa)

A companhia porto-alegrense Del Puerto – Flamenco traz a Pelotas o espetáculo Juerga, que integra a Ação 3 do edital Festival Movimenta Cena Sul. A apresentação ocorrerá neste sábado (19), às 17h, no largo do Mercado Central. O evento é aberto ao público.

A produtora Daniele Zill, uma das diretoras gerais da companhia, conta que a Ação 3 do edital prevê uma série de intervenções artísticas concentradas nas cidades que sofreram com as enchentes de maio e junho deste ano. O Festival Cena Sul é uma realização da Associação dos Amigos do Theatro São Pedro, com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, através do Instituto Estadual de Artes Cênicas (Iacen) e da Associação dos Produtores de Teatro do Brasil, com patrocínio do Banrisul. Em Pelotas o evento tem o apoio institucional da Secretaria Municipal de Cultura. 

Manifestação popular

A escolha pelo Mercado Central como palco da apresentação não é por acaso. “O interessante dessa apresentação, além de ser gratuita, é que eu pude escolher o lugar”, comenta a produtora.

Daniele diz que queria que a Juerga fosse um lugar de grande movimentação e de significado popular para a cidade. “Nada melhor do que Mercado que concentra uma variedade de manifestações populares e o flamenco é uma expressão artística tão plural desde a sua origem e que está espalhada no mundo inteiro. A gente fica muito feliz de poder voltar a Pelotas.”

Próximo do público

Juergas são apresentações que propiciam uma aproximação dos bailarinos com o público. Segundo a produtora, a montagem não tem uma demarcação definida entre cena e plateia. “As pessoas ficam muito próximas, o que acaba gerando uma experiência bem intensa, bem memorável para quem assiste, por causa da intensidade do flamenco”, diz a diretora.

Outra característica marcante das juergas é o improviso, um dos elementos mais importantes do flamenco. “O improviso se dá também por causa dessa interação, pelo jogo com o público e, claro, pela performance dos artistas envolvidos”, explica.

A apresentação da Del Puerto, que celebra 25 anos de atividades, contará com as bailarinas Daniele Zill, Juliana Prestes e Graziela Silveira. A música será comandada pela guitarra flamenca de Giovani Capeletti e pela voz de Uyara Camargo. “E pelas palmas, elas  também são um instrumento, no caso do flamenco”, fala a produtora.

Prestigie

O quê: espetáculo Juerga, da companhia Del Puerto de Flamenco 

Quando: sábado (19), às 17h

Onde: largo Edmar Fetter do Mercado Central, praça 7 de Julho, 179

Aberto ao público

Acompanhe
nossas
redes sociais