Karol Barboza apresenta recital Puentes y canciones no Conservatório
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quinta-Feira21 de Novembro de 2024

Música

Karol Barboza apresenta recital Puentes y canciones no Conservatório

Cantora costarriquenha, que está em Pelotas para aperfeiçoamento artístico, interpreta composições autorais no estilo folk latino

Por

Karol Barboza apresenta recital Puentes y canciones no Conservatório
Cantautora toca violão e ukilele (foto: Alberto Font)

Em Pelotas para aperfeiçoamento artístico e técnico, por meio  Prêmio Ibermúsicas de Especialização Artística, a cantora e compositora costarriquenha Karol Barboza apresenta o recital Puentes y canciones na sexta-feira (18), no Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas. A apresentação é às 19h, com entrada gratuita.

Com uma carreira musical de 20 anos, Karol é uma representante do folk latinoamericano. “Eu me dedico a compor canções e também faço música pra teatro, dança e audiovisual”, conta.

A artista já se apresentou na Nicarágua, Alemanha, Suíça, Áustria, México e França e foi vencedora do Prêmio ACAM 2020, concedido pela Associação dos Compositores e Autores da Costa Rica, na categoria Latin Fusion pela participação no álbum Ecos de Sangre, de Eduardo Montero.

Canção popular

Karol conta que conheceu o compositor, cantor e instrumentista Leandro Maia, também professor da UFPel, ano passado na Costa Rica. “Ele estava fazendo aula de canção popular na Universidade”, relembra. Coincidentemente a cantora soube da bolsa de Ibermusicas  para especialização artística dirigida a músicos profissionais. 

Motivada, a artista fez um projeto para estudar música e canção com o músico Leandro Maia e deu certo. “Há um mês que estou em Pelotas. Eu estava muito interessada na cultura, na música, nessa parte diferente que o Brasil mostra para fora”, comenta. Karol fica no município até novembro.  

Da música do Rio Grande do Sul do Brasil ela conhecia a obra do músico pelotense Vitor Ramil. “Eu acho que um pouco assim, minha música é mais melancólica, então se relaciona mais com a música do Sul que com as músicas do Centro e Norte (brasileiros), mais alegres e dançantes”, confessa.

No palco

A cantora e compositora, que toca violão e ukulele, apresentará nesta sexta-feira canções autorais e centro-americanas de autores relevantes para a região como Guillermo Anderson (Honduras), Katia Cardenal (Nicarágua), Walter Ferguson (Costa Rica) y Guadalupe Urbina (Costa Rica). As composições de Karol apelam à sensibilidade, à simplicidade inspirada na natureza e nas paisagens internas, na infância e no afeto do abraço e da fragilidade. 

Prestigie

O quê: recital Puentes y canciones, de Karol Barboza

Quando: sexta-feira (18), às 19h

Onde: Salão Milton de Lemos do Conservatório de Música da UFPel, rua Félix da Cunha, 651

Quanto: Gratuito

Classificação Indicativa: 12 anos.

Realização: Agimos – Agência de Indústria Criativa e Mobilização Social

 

Acompanhe
nossas
redes sociais