Com apenas três anos de projeto em São Lourenço do Sul, a Associação Brasil Futsal (ABF) viverá a partir desta quarta-feira (16) outro momento para entrar para a história da modalidade na Zona Sul. Nesta quarta-feira, a equipe lourenciana recebe a Assoeva, de Venâncio Aires, pela quinta rodada da primeira fase da Copa RS.
Já na Série Ouro, a ABF disputará contra a ACBF, de Carlos Barbosa, uma vaga na semifinal, em jogos de ida e volta, mas sem data definida ainda. Serão dois duelos decisivos em poucos dias diante de equipes da Liga Nacional.
O momento vivido pelo projeto é comemorado pelo presidente Jerry Santos. O mandatário rubro-negro destaca a sequência contra “adversários gigantes” e diz que o objetivo é disputar uma Liga Nacional.
“Para nós, engrandece cada vez mais o nosso trabalho. Nos coloca em um patamar diferenciado. A gente sabe que é muito difícil chegar onde estamos hoje. Com essa estrutura que a gente tem, o que São Lourenço nos oferece através dos patrocinadores e da comunidade que apoia, para nós é um crescimento muito rápido”, destaca.
Nos últimos três anos, a ABF foi campeã da Série Ouro e disputou duas edições da Taça Brasil. Esse retrospecto recente faz Jerry Santos colocar o Rubro-Negro como a quarta força do futsal gaúcho, atrás apenas do trio Assoeva, ACBF e Atlântico de Erechim.
“Que sejamos gratificados em breve com novos títulos. É isso que a gente almeja, crescer cada vez mais e se tornar uma referência nacional”, projeta Jerry Santos.
Necessidade da vitória
No jogo de hoje a ABF precisa da vitória para seguir com chances de classificação na Copa RS. O time lourenciano é o terceiro com quatro pontos, três atrás da ACBF, atual vice-líder. No jogo do primeiro turno a ABF perdeu por 4 a 2, em Venâncio Aires.
O Rubro-Negro encerra a participação da primeira fase contra o Caxias do Sul, às 20h da próxima quinta-feira, em casa. “A gente sabe do tamanho da dificuldade, mas continuamos trabalhando para que dê tudo certo”, completa o presidente.
Vale vaga na semifinal
Para manter vivo o sonho do bicampeonato estadual, a ABF terá a dura missão de eliminar a ACBF nas quartas de final da Série Ouro. As partidas seguem sem uma data definida. O jogo de ida seria neste sábado, em São Lourenço do Sul, mas o time de Carlos Barbosa tem agendado um duelo pela Liga Nacional.
As duas equipes se enfrentaram duas vezes recentemente pela Copa RS. Na Zona Sul houve empate em 2 a 2, mas na Serra o time da casa venceu por 8 a 0.