Ladrões furtam bicicletas ao lado de posto de BM
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Terça-Feira12 de Novembro de 2024

Crime

Ladrões furtam bicicletas ao lado de posto de BM

Ousadia dos criminosos desafia sistemas de segurança do condomínio

Por

Atualizado terça-feira,
15 de Outubro de 2024 às 18:52

Ladrões furtam bicicletas ao lado de posto de BM
Bicicletas foram furtadas durante a madrugada de segunda-feira (14). (Foto: Reprodução)

Na rua Almirante Barroso, entre Princesa Isabel e Barão de Butuí, região central de Pelotas, dois criminosos pularam o muro de um condomínio, onde há concertina, pegaram duas bicicletas, tiraram elas por cima do portão e foram embora. Pelas imagens, a ação ocorreu por volta das 4h30min e não durou cinco minutos. A ousadia dos bandidos não tem limites, pois o local do furto fica ao lado da 1ª Companhia do 4º Batalhão de Polícia Militar (4ºBPM).

“Não é a primeira vez que eles (ladrões) entram no condomínio. Parece que nada que a gente coloque ajuda a prevenir a ação criminosa. Há três meses um apartamento foi arrombado”, disse o jovem que prefere não se identificar. Ele conta que antes havia mais movimentação na Companhia da BM, e isso passava uma maior sensação de segurança. “Mas agora só vejo uma viatura ali.”

Pela análise das imagens, os bandidos não tiveram dificuldade para acessar o prédio, pegar as duas bicicletas e fugir sem serem notados. Durante a ação, apenas um carro passou pela rua Almirante Barroso. Ao final, quando os dois deixaram o prédio, uma pessoa caminhava do outro lado da calçada.

Sensação de impotência

“A sensação é de impotência. Ainda mais que moramos do lado de um posto da Brigada Militar que foi recentemente desativado. Desde então, perdemos essa segurança”, diz outra vítima, proprietário da segunda bicicleta levada. Os dois devem registrar boletim de ocorrência para que os dados façam parte da estatística e possam ajudar as autoridades policiais a montarem estratégias de ações contra o crime patrimonial. O comando do 4º BPM foi procurado, mas não deu retorno até a publicação da reportagem.

Queda nos indicadores

Apesar da ousadia, os indicadores apontam queda nesse tipo de crime contra o patrimônio. No comparativo do Observatório da Segurança Pública de Pelotas, a redução foi de 11%. Já quando a relação é com o ano de 2017, a queda é de 52%. No gráfico referente a furto em residência o período de janeiro a setembro nos últimos sete anos teve grandes oscilações. Os mais violentos foram em 2017 (502) e 2019 (431). Nos últimos dois anos, esse crime se manteve estável com 271 ocorrências em 2023 e 241 em 2024.

Acompanhe
nossas
redes sociais