De quarta (16) até sexta-feira (18) é realizado o 4º Congresso de Cuidados Paliativos com a presença de dezenas de profissionais de referência na saúde de diversas instituições do Brasil e de outros países como Argentina e Uruguai.
Além da apresentação de palestras e oficinas sobre as melhores práticas paliativistas, esta edição do evento será voltada à implementação da Política Nacional de Cuidados Paliativos, instituída pelo governo federal no Sistema Único de Saúde (SUS) em maio deste ano.
Agregado ao encontro também serão inauguradas as primeiras edições dos Congressos de Pics [Práticas Integrativas Complementares] e da Frente Paliativista. As mais de 19 atividades da programação serão realizadas entre o auditório do Instituto Federal Sul-Rio Grandense e a Cuidativa. Com cerca de 300 interessados inscritos para participar, entre estudantes e profissionais, quase todas as vagas disponíveis foram preenchidas.
“Estamos reconhecidos como um lugar que realiza eventos científicos qualificados, que traz gente do Brasil inteiro”, diz a coordenadora da Unidade Cuidativa, Julieta Fripp.
s oficinas para práticas como controle de sintomas, alívio de sofrimento físico e emocional, entre outras medidas, contarão com profissionais do Ministério da Saúde, do Instituto Nacional do Câncer e do Hospital de Câncer de Barretos.
Cultura paliativista
Participante do evento, a coordenadora geral dos cuidados paliativos no Ministério da Saúde, Mariana Borges, destaca que o congresso é um meio para a consolidação dos cuidados paliativos na rede pública e a disseminação da cultura dos paliativismo.
“Eventos como esse são muito relevantes. Tem um time de excelência com mais de 30 palestrantes que já fazem acontecer os cuidados paliativos no Brasil. Teremos grandes contribuições para tornar os cuidados realidade para toda a população.”
Cuidados paliativos
São ações e serviços de saúde para alívio da dor, do sofrimento e de outros sintomas em pessoas que enfrentam doenças ou outras condições de saúde que ameaçam ou limitam a continuidade da vida. Os cuidados abrangem aspectos físicos, emocionais, sociais e espirituais.
Cuidativa
Localizada na avenida Duque de Caxias, a Unidade Cuidativa é um centro regional de referência em cuidados paliativos. Com uma equipe interdisciplinar para cuidar de todos os aspectos, o serviço tem três frentes, com ambulatório (enfermagem, medicina, psicologia, serviço social), a reabilitação funcional (academia, terapia ocupacional, fisioterapia) e as práticas integrativas (dez pics, musicoterapia, dança, acupuntura, reiki, entre outras).
Por mês, mais de 350 pessoas passam pela Cuidativa. Com a variedade de auxílios, são mais de 1,2 mil atendimentos a eles.